PARTE – 10 – O CRISTÃO “BOA TERRA” FRUTIFICA A “TRINTA”, A “SESSENTA” E A “CEM” POR UM-


PARTE – 10 – O CRISTÃO “BOA TERRA” FRUTIFICA A “TRINTA”, A “SESSENTA” E A “CEM” POR UM
PARTE – 10 – O CRISTÃO “BOA TERRA” FRUTIFICA A “TRINTA”, A “SESSENTA” E A “CEM” POR UM

- Muito bem. O que abordamos no Estudo anterior, foi sobre o “CRISTÃO BOA TERRA”, cuja característica principal é que ele tem o CRESCIMENTO ADEQUADO na VIDA de DEUS. Esse é o CRISTÃO cuja SEMENTE “CAIU EM BOA TERRA, conforme a PARÁBOLA DO SEMEADOR contada por JESUS”. 

- Então, continuando, vamos considerar outros fatores importantes, segundo o texto de (Marcos 4: 8,20) onde lemos o seguinte: 

“Outra (semente), enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, PRODUZINDO a TRINTA a SESSENTA e a CEM por UM...Os que foram semeados em boa terra são aqueles que OUVEM a PALAVRA e a RECEBEM , FRUTIFICANDO a trinta, a sessenta e a cem por um”.

- Veja bem. Segundo o texto, a “VIDA de DEUS” no CRISTÃO “BOA TERRA” FRUTIFICOU a “TRINTA”, a “SESSENTA” e a “CEM”.

- Ou seja. Na “ERA da IGREJA”, precisamos crescer, na vida de Deus, até a medida de “30 por cento”.

- Por outro lado, na “ERA do REINO MILENAR”, cresceremos mais na vida de Deus, chegando a medida de “60 por cento”, ou seja, cresceremos mais “30 por cento”.

- Por último, na “ERA do NOVO CÉU e da NOVA TERRA”, cresceremos mais na vida de Deus alcançando finalmente a medida de “100 por cento”, ou seja, cresceremos mais “40 por cento”, onde então estaremos “100 por cento” mesclados com Ele!

- Ou seja, estaremos totalmente cheios com a “vida de Deus”, isto é, estaremos “100 por cento” mesclados Nele por toda a eternidade.

- Pois, como já estudamos anteriormente, somente na “ERA do NOVO CÉU e da NOVA TERRA” , o que ACONTECERÁ no FINAL do MILÊNIO, é que estaremos 100% COMPLETOS com a VIDA de DEUS, POIS, “todo principado, toda potestade e poderes (do mal), bem como a destruição final do último inimigo: a morte”, é que serão finalmente destruídos para sempre”.

- Somente para confirmar este último ponto, leiamos, novamente o texto que diz a respeito deste fato, que se encontra em (1 Coríntios 15: 22-26):

- “Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados ( ou seja, receberão mais da vida de Deus) em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo, na sua vinda. E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés.O último inimigo a ser destruído é a morte”. 

- Então, hoje, na “ERA da IGREJA”, Cristo nos trata de modo que possamos amadurecer, na vida de Deus, com a medida de “30 por cento”,a fim de que possamos chegar à ERA do REINO MILENAR”.

- Veja bem. Conforme falamos no início, uma vez que fomos salvos, recebendo a regeneração do Espírito Santo e a vida eterna, jamais pereceremos. 

- Mas isso não significa que podemos viver uma vida relaxada, não se importando com a vontade de Deus e com o povo de Deus.

- Ao contrário, sofreremos um severo castigo, isto é, uma punição temporária: Ou seja, Perderemos a era do reino sendo co-reis com Cristo por mil anos.

- A verdade, portanto, é que se não crescermos na Era da Igreja, na medida mínima de “30 por cento”, certamente passaremos por um severo castigo, ou seja, por uma punição temporária na Era do Reino Milenar.

OBS- (Sobre o “SEVERO CASTIGO” ou “PUNIÇÃO TEMPORÁRIA”, explicaremos, com maiores detalhes, na continuação desta Série sobre “COMO SE PREPARAR PARA O FIM DOS TEMPOS E A SEGUNDA VINDA DE JESUS”, onde abordaremos o Tema: “A GEENA DE FOGO E O REINO MILENAR”).

- De fato, poderemos perder a ERA do REINO. Por outro lado, isso não significa que perderemos a nossa salvação. Pois, como já temos enfatizado, ela é eterna.

- Então, para comprovar isso, leiamos (Hebreus 6: 4- 8):

“É impossível,( ou seja, não é necessário) pois, que aqueles que uma vez foram iluminados (pelo Espírito Santo para reconhecer sua condição de pecador) e provaram o dom celestial (ou seja, provaram o dom da salvação eterna, receberam o dom da fé de Deus, foram justificados (considerados sem culpa) provaram a paz de Deus e receberam a vida do Senhor), e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram (ou seja, essa palavra “caíram”, pelo contexto, significa: “se desviaram da vida da igreja e voltaram para o Judaísmo com seus rituais”) sim é impossível (ou seja, não é necessário) outra vez renová-los para arrependimento ( isto é, não é necessário repetir novamente o arrependimento inicial) visto que de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o a ignomínia."


"Porque a terra ( isto é, o coração do cristão) que absorve a chuva ( ou seja, absorve a “água da vida de Deus” )que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil (esta erva útil significa receber mais da vida de Cristo expressando os frutos do Espírito) para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, (ou seja, produz espinhos nocivos que, pelo contexto, nada mais é do que a influência da cultura , da filosofia e da sabedoria grega fazendo com que os hebreus convertidos voltassem à prática das leis, das festas e ordenanças judaicas, abandonando assim a vida da igreja), é rejeitada (ou seja, é desqualificada, indigna) e perto está da maldição ( ou seja, está próximo da maldição, - o que é bem diferente de sofrer a perdição eterna, pois esta perdição eterna está reservada somente para os ímpios que não aceitaram Jesus como Salvador e Senhor); e o seu fim é ser queimada.”

- Então, como estamos vendo, este texto diz que “a terra pode produzir “vegetação boa” ou, também “espinhos e abrolhos”, isto é, “espinhos nocivos”. 

- Veja bem. Os espinhos podem ser queimados, mas, a terra, ainda permanecerá, tendo ela sofrido apenas uma perda.

- Observação: “Produzir “ERVA ÚTIL” significa “CRESCER na VIDA de DEUS”. Isto é, significa que temos de EXPRESSAR o “Fruto do Espírito”: amor, alegria, paz, mansidão, paciência, bondade,domínio próprio etc. Isso é que é, portanto, a “ERVA ÚTIL”!

- No entanto, por outro lado, PRODUZIR “ESPINHOS e ABROLHOS”, pelo contexto, significa “VOLTAR à PRÁTICA da RELIGIÃO JUDAICA, com seus RITUAIS, MANDAMENTOS e TRADIÇÕES de HOMENS.

- Aliás, a volta à prática do JUDAÍSMO por causa da PRESSÃO de LÍDERES e FAMILIARES JUDEUS, fez com que alguns CRISTÃOS HEBREUS “abandonassem a congregação”, ou seja, a vida da igreja.

- Outra coisa. A expressão “PERTO ESTÁ DA MALDIÇÃO” mencionada no final do (vers.8), significa “SER CASTIGADO”, “DESQUALIFICADO” e também “SER PUNIDO TEMPORARIAMENTE.

- Então, este “CASTIGO” ou “MALDIÇÃO”, nada mais é do que NÃO PARTICIPAR DO REINO MILENAR.

- Por outro lado, nós, cristãos, jamais poderemos perder a nossa salvação. Mas, tudo aquilo que nós produzirmos na vida da igreja, e que não estiver de acordo com a vontade de Deus, será queimado.

- Para confirma isso, vamos ler ( 1Cor. 3:11-15): “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão (ou seja, o galardão significa que o cristão irá reinar juntamente com Cristo na Era do Milênio) . Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo SERÁ SALVO, TODAVIA, como que ATRAVÉS do FOGO”. 

- Isso está muito claro: Ou seja, se produzirmos “madeira, feno e palha”, ou seja ,obras provenientes da natureza humana, do homem natural, enfim, do nosso ego, estas obras serão queimadas.

- Contudo, se edificarmos a nossa vida com o “OURO DA NATUREZA DE DEUS”, e se “vivermos uma vida baseada na REDENÇÃO de JESUS (prata) e se formos transformados pelo Espírito Santo, isto é, (transformados de “vasos de barro” em “pedras preciosas”), então receberemos um prêmio, uma recompensa, ou seja, o GALARDÃO de REINAR com CRISTO por MIL ANOS!

- Então, como lemos a pouco, se a “obra de um cristão é queimada”, ele sofrerá dano; mas isso não significa que ele perderá sua salvação; pelo contrário, diz que “ele será salvo, todavia, como que através do fogo”, como acabamos de ler no texto acima de (1Cor. 3:15).

- OBS) (Na próxima oportunidade, falaremos sobre o seguinte tema: “A ERA DO CRESCIMENTO E A ERA DO GALARDÃO”

- Por último, caso alguém queira RELER, novamente, esse mesmo Estudo, como também as (Partes de 01 a 09) , basta entrar no BLOG da MISSÃO do FAROL , que é o seguinte: - BLOG www.missaodofarol.blogspot.com.br

PASTOR JÚLIO L. NOGUEIRA
MISSÃO DO FAROL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.