“PARTE – 09 – Tema: O CRISTÃO “BOA TERRA” É A LAVOURA DE DEUS SÉRIE: HOJE É TEMPO DE SE PREPARAR PARA O FIM DOS TEMPOS E A SEGUNDA VINDA DE JESUS


“PARTE – 09 – Tema: O CRISTÃO “BOA TERRA” É A LAVOURA DE DEUS

SÉRIE: HOJE É TEMPO DE SE PREPARAR PARA O FIM DOS TEMPOS E A SEGUNDA VINDA DE JESUS

- Muito bem. A quarta e a última CATEGORIA de CRISTÃOS que lemos na PARÁBOLA do SEMEADOR, é o CRISTÃO “BOA TERRA”
.
- Vamos ler, então, a EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA, nas palavras de JESUS, em (Marcos 4: 8,20) o seguinte: 


- (vers. 8): “Outra, (semente, disse Jesus) enfim, CAIU em BOA TERRA e DEU BOM FRUTO, que VINGOU e CRESCEU, PRODUZINDO a TRINTA, a SESSENTA e a CEM por UM...

(vers.20) :'Os que foram SEMEADOS em BOA TERRA são AQUELES que OUVEM a PALAVRA e a RECEBEM FRUTIFICANDO a TRINTA, a SESSENTA e a CEM por UM” .

- Então, como estamos percebendo ao longo dos dois últimos Estudos, não podemos deixar que nenhuma IMPUREZA fique ESCONDIDA dentro do NOSSO CORAÇÃO; também, não devemos NOS PREOCUPAR com as AMBIÇÕES e as FASCINAÇÃO do MUNDO. 

- Outra coisa. Como vimos, precisamos estar acima das riquezas e ter apenas um desejo: A VIDA de DEUS no NOSSO ESPÍRITO e a IGREJA de DEUS em CRISTO JESUS. Ou seja, nosso alvo maior é nos RELACIONARMOS com os IRMÃOS como PRIORIDADE de vida.

- Isso é que é a “BOA TERRA”. Pois, conforme lemos no (vers. 20) , “os que foram semeados em boa terra são aqueles que OUVEM A PALAVRA E A RECEBEM...”

- Veja bem. Isto significa, então, que para SERMOS essa “BOA TERRA”, precisamos de TEMPO para OUVIR a PALAVRA VIVA, e CRESCIMENTO da VIDA do PAI dentro de NÓS. 

- Portanto, sendo assim, QUANTO MAIS OUVIMOS a PALAVRA, MAIS RECEBEMOS desta VIDA. E, QUANTO MAIS VIDA tivermos, MAIS CRESCIMENTO TEREMOS.

- Por outro lado, para que consigamos estas coisas, é fundamental que, diariamente, INVOQUEMOS o SENHOR, como também ORAR e LER as ESCRITURAS. Pare por um momento e pense nisto!

- Então, continuando, como vimos nas palavras de JESUS, “TODOS os que OUVEM a PALAVRA e a COMPREENDEM, se TORNAM o SOLO de DEUS, isto é, a LAVOURA de DEUS! 

- Aliás, para comprovar esta verdade, leiamos agora (1 Coríntios 3: 6-9) :

“Eu (Paulo) plantei, Apolo regou; mas o CRESCIMENTO VEIO de DEUS. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas DEUS, que DÁ o CRESCIMENTO. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu GALARDÃO, segundo o seu próprio trabalho. Porque de DEUS SOMOS COOPERADORES; LAVOURA DE DEUS, EDIFÍCIO de DEUS SOIS VÓS”.

- Veja bem. Uma LAVOURA, nada mais é do que um PEDAÇO de TERRA DESTINADA ao CRESCIMENTO de CERTAS COISAS, tais como, legumes, verduras, trigo, etc.

- Da mesma forma, a IGREJA de JESUS é a TERRA de DEUS; ela é a LAVOURA de DEUS destinada para o CRESCIMENTO de SEUS MEMBROS.

- Portanto, na IGREJA do SENHOR, SOMOS como VERDURAS e LEGUMES PLANTADOS por DEUS para CRESCERMOS na VIDA de JESUS.

- Veja bem. Segundo o texto citado, “Paulo plantou, Apolo regou e DEUS DEU O CRESCIMENTO”, NÃO para PRODUZIR LEGUMES ou HORTALIÇAS. 

- MAS para PRODUZIR “OURO, PRATA e PEDRAS PRECIOSAS”, conforme os (vers. 12-13), do texto de (1 Coríntios 3) onde lemos o seguinte:

“...Contudo, se o que ALGUÉM EDIFICA sobre o FUNDAMENTO (que é JESUS CRISTO) é OURO, PRATA, PEDRAS PRECIOSAS, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará”. 

- Veja só. Conforme temos enfatizado ao longo dos nossos estudos, na BÍBLIA, o “OURO” representa a “NATUREZA de DEUS PAI”; a “PRATA”, em tipologia, representa a “OBRA de REDENÇÃO do FILHO” e, as “PEDRAS PRECIOSAS” significam a “OBRA TRANSFORMADORA do ESPÍRITO SANTO”. 

- Ou seja, TODOS os que SÃO LAVOURA de DEUS na IGREJA de DEUS, PRECISAM CRESCER em VIDA para SEREM TRANSFORMADOS através DESTA VIDA.

- Precisamos VIVER uma VIDA PRATICANDO “ATOS DE JUSTIÇA”, ou seja, VIVENDO SEM CULPA, sendo TRANSFORMADOS pelo ESPÍRITO na NATUREZA “ÁUREA de DEUS”.

- Na realidade, a IGREJA é a “LAVOURA de DEUS, pois ESTAMOS sob o PLANTIO e a IRRIGAÇÃO da “ÁGUA da VIDA de JESUS”. 

- De fato, todos NÓS SOMOS, originalmente, “CRIATURAS de BARRO”. Nenhum de nós é uma “ROCHA” FIRME e ESTÁVEL. Todavia, precisamos SER TRANSFORMADOS de “PESSOAS de BARRO” em “PESSOAS ROCHA VIVA!

- Aliás, foi por isso que quando “SIMÃO” aproximou-se de JESUS, ESTE, imediatamente, mudou o nome dele para “PEDRO”, que significa “PEDRA” (João 1:42). 

- Muito bem. Isso significa, então, que a IGREJA de JESUS só PODERÁ ser EDIFICADA ADEQUADAMENTE, com “PEDRAS VIVAS”, E NÃO com “BARRO HUMANO”.
- Ou seja, precisamos que a NATUREZA do PAI seja INFUNDADA em NÓS, e que a OBRA TRANSFORMADORA do ESPÍRITO MUDE, de fato, NOSSA NATUREZA HUMANA FRÁGIL, SUPER EMOCIONAL, HIPER RACIONAL e INSEGURA. 

- Depois disto, NOS TORNAREMOS, então, em PESSOAS AMADURECIDAS, ESPIRITUAIS, SÓLIDAS e DIGNAS de CONFIANÇA e de UMA PALAVRA SÓ.

- A verdade é que NENHUMA IGREJA LOCAL poderá ser EDIFICADA através de simples ENSINOS ou DETERMINADAS DOUTRINAS que mais gostamos.

- De fato, qualquer IGREJA SÓ PODERÁ ser EDIFICADA através de PESSOAS TRANSFORMADAS!

- Ou seja, o que CADA UM de NÓS PRECISA é “MINISTRAR VIDA ÀS PESSOAS”, e NÃO ENSINAR “LETRAS MORTAS”, que nada mais são do que RITUAIS, TRADIÇÃO de HOMENS e qualquer forma de LEGALISMO! 

- Precisamos fazer o que diz ( Efésios 4: 15-16): “Mas, seguindo a verdade em amor, CRESÇAMOS EM TUDO naquele que é a cabeça, CRISTO, de quem TODO O CORPO, bem AJUSTADO e CONSOLIDADO PELO AUXÍLIO de toda junta, segundo a JUSTA COOPERAÇÃO de CADA PARTE, efetua o SEU PRÓPRIO AUMENTO para a EDIFICAÇÃO de SI MESMO em AMOR”.

- Conclusão: Que possamos nos dedicar cada vez mais à Palavra da Fé, a fim de poder receber mais da vida de Deus e, consequentemente, crescermos e amadurecermos na “fé de Deus”.

- Que possamos INVOCAR, diariamente, o Espírito Santo do Senhor e, ao mesmo tempo, ORAR e LER a PALAVRA, sob a inspiração e a revelação do mesmo Espírito.

- Assim, seremos transformados em “PEDRAS VIVAS”, “NAÇÃO SANTA”, “SACERDOTES do DEUS VIVO e “POVO de PROPRIEDADE EXCLUSIVA de DEUS, TORNANDO-NOS em PESSOAS verdadeiramente CONFIÁVEIS” para PROCLAMARMOS as VIRTUDES do nosso DEUS.

- Aliás, é exatamente isso que Pedro diz em ( 1 Pedro 2:9).

- OBS) (Na próxima oportunidade, vamos falar sobre o seguinte tema: “A IGREJA DE DEUS É UMA LAVOURA QUE FRUTIFICA A “TRINTA”, A “SESSENTA” E A “CEM” POR UM)

- Por último, caso alguém queira RELER, novamente, esse mesmo Estudo, como também as (Partes de 01 a 08) , basta entrar no BLOG da MISSÃO do FAROL , que é o seguinte: - BLOG www.missaodofarol.blogspot.com.br

PASTOR JÚLIO L. NOGUEIRA
MISSÃO DO FAROL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.