PARTE 2 – ANDAR PELO ESPÍRITO
E NÃO PELA CARNE

- Veja bem. Na verdade, só podemos afirmar que a expressão: “sou mais que vencedor” é real para nós, quando, de fato, “andamos no Espírito”, ou seja, quando o “Espírito age por nosso intermédio”.

- Por esta razão é que precisamos vigiar para não nos “afastarmos do nosso espírito”, mas permanecer nele. Já que somos facilmente atraídos para “fora do espírito”, necessitamos sempre vigiar e orar lendo a Palavra.

- Aliás, Paulo diz em (Colossenses 4:2) “Perseverai na oração, vigiando com ações de graça”. Também, em (Efésios 6:18) ele diz: “Orando em todo o tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança”.

- Então, por um lado, precisamos estar vigiando e orando no Espírito. E, por outro lado, necessitamos do “ouvir da fé”, como suprimento diário para podermos continuar andando no Espírito.
- Outra coisa, quando vivemos na prática do “invocar o Senhor” imediatamente, “entramos no Espírito”.

- Como diz (1Cor.1:1 - 3): “Paulo, chamado pela vontade de Deus, para ser apóstolo (enviado) de Jesus Cristo, e o irmão Sostenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados (ou seja, aos redimidos pelo sangue) em Cristo Jesus, chamados para para ser santos ( ou seja, para serem cheios da vida de Deus, isto é, para serem plenos da natureza do Espírito de Vida), com todos os que em todo lugar INVOCAM (clamam em alta voz) o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: Graça (a vida de Deus) a vós outros e a paz (que é consequência de receber o suprimento diário do Espírito que dá vida) da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.

- Muito bem. Já enfatizamos anteriormente que, se “AGIRMOS PELO ESPÍRITO”, de modo algum satisfaremos à concupiscência (ou seja, o desejo ardente) da carne. Com isso, não experimentaremos um “andar de morte”.

- Por outro lado, se agirmos pelo Espírito, seremos automaticamente “guiados” pelo Espírito. Ou seja, manifestaremos, em tudo, a vida de Deus, e sempre teremos a orientação Dele, mesmo nas coisas mais simples.

- Aliás, Paulo diz em (Gálatas 5:18) o seguinte: “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei”.

- Então, como sempre temos enfatizado nos nossos Estudos, a LEI está intimamente relacionada com a CARNE . E, por esta razão, é contrária ao Espírito.

- Conclusão: Quando “andamos pelo Espírito” não satisfazemos os desejos ardentes da carne. Também, quando somos “guiados pelo Espírito”, não estamos debaixo da lei.
- Continuando, em (Gálatas 5:17) Paulo diz: “Porque a carne milita contra o Espírito e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”.

- Esse versículo indica que há uma guerra entre a carne e o Espírito, pois são opostos entre si.
- Já no (vers.19) Paulo apresenta uma relação das principais “obras da carne”, que estão divididas em três partes, a seguir:

- Segundo ele, prostituição, impureza, lascívia, bebedices e glutonarias estão relacionados com os desejos do “corpo corrompido”.

- E, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções e invejas, estão relacionados com os desejos da “alma caída” (que está muito próxima ao corpo corrompido).

- E, finalmente, idolatria e feitiçarias (rebeldia) estão ligadas ao nosso “espírito mortificado”.
- Isso prova que as três partes do nosso ser caído: corpo, alma e espírito estão envolvidas com a carne maligna.

- Muito bem. Logo a seguir, no (vers.21) Paulo diz que “não herdarão o Reino de Deus ( os CRISTÃOS) os que tais coisas praticam”.

- Veja bem. A frase: “HERANÇA DO REINO DE DEUS, ” refere-se ao “desfrute hoje e agora” de todas as bênçãos do Reino de Deus que nos estão reservadas, plenamente, no futuro, isto é, no Reino Milenar Vindouro neste mundo, reinando com Cristo e com os vencedores.

- Ou seja, hoje, se mortificarmos as obras da carne e andarmos no Espírito, podemos desfrutar, no presente momento, de todas as virtudes e poderes do Reino vindouro .

- Portanto, isto não tem nada a ver com a “salvação do cristão” no sentido de não entrar (de não ser salvo) no Reino futuro de Deus, ou seja, de perder a sua salvação. Não! Pois, uma vez salvo pelo Senhor! Salvo para sempre!

- Então, o que as “obras da carne” produzem são “obras sem vida”! Mas, o que o “fruto do Espírito” produz são “obras com vida”! Ou seja, um opera morte. E o outro opera vida.

- Obs.) É importante diferenciar entre as “nossas virtudes naturais” e as virtudes que são “o fruto do Espírito”.

- Por exemplo: Um aspecto do fruto do Espírito é amor. Mas, antes de recebermos a vida divina e de sermos salvos, nós tínhamos a capacidade de amar. Do mesmo modo, tínhamos também um pouco de alegria, paz, bondade etc.

- Contudo, os atributos naturais da velha natureza não contêm nada de Deus. Pois, somente o “fruto do Espírito” é que é cheio da substância e natureza divinas.

- Sendo assim, o que precisamos na vida da IGREJA de JESUS é de amor, alegria, paz, paciência, bondade, mansidão, etc como consequência do FRUTO do ESPÍRITO. Enfim, precisamos ser cheios da substância do Espírito!

- Ou seja, o elemento do Espírito precisa estar no nosso amor, alegria, paz, bondade, fidelidade, mansidão etc.

- Isto quer dizer que quando expressamos essas virtudes do Espírito, nesta hora, expressamos Cristo!
- Portanto, a diferença entre os “ATRIBUTOS NATURAIS” de uma pessoa e o FRUTO DO ESPÍRITO, é que o primeiro nada tem do Espírito, enquanto que o segundo é cheio da substância do Espírito.

- Por último, desejo enfatizar que a INTENÇÃO de DEUS é que VIVAMOS PELO ESPÍRITO, para que possamos EXPRESSAR a PESSOA de JESUS!

- O contrário, ou seja, se vivermos apenas pelas VIRTUDES NATURAIS, vamos EXPRESSAR APENAS “EXIBIÇÃO do EGO, ” que, na verdade, não leva a nada!
- Finalmente, em (Gálatas 5:24) diz: “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências”.

- Sem dúvida alguma, CRUCIFICAR a CARNE – que é a expressão máxima do nosso ser caído, tem de ser a nossa experiência prática.

- QUE POSSAMOS ANDAR NO ESPÍRITO TODOS OS DIAS DA NOSSA VIDA, EXPRESSANDO A VIDA DO PAI PARA PODERMOS ABENÇOAR OS NOSSOS IRMÃOS.
- E, COMO RESULTADO DISSO, ESTAREMOS APTOS PARA REINAR COM CRISTO LOGO APÓS A SUA SEGUNDA VINDA.
- QUE O SENHOR ESTEJA COM O TEU ESPÍRITO!
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
Pastor Júlio Lima Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.