PARTE -01 - ANDAR PELO ESPÍRITO E NÃO PELA CARNE



DEVOCIONAL DIÁRIO
- “CAFÉ ESPIRITUAL” -

PARTE 1 - ANDAR PELO ESPíRITO
E NÃO PELA CARNE


-         Leiamos (Gálatas 5:16-26):

-         “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência (ou seja, o desejo ardente) da carne. Porque a carne milita (faz guerra, combate) contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.”

“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição (vida desregrada e degradante em relação ao sexo), impureza (vida indecente, impróprio, sensual), lascívia (propensão para a sensualidade, libertino, ação indecente), idolatria (adoração de ídolos), feitiçarias (rebeldia, sedução ,encantamento), inimizades (falta de amizade, não querer o bem, gerar inimizades, porfias (brigas, discussão, teimoso), ciúmes ( sentimento produzido pelo medo de que a pessoa amada prefira outra pessoa), iras (acesso de raiva, ódio, fúria), discórdias  (desavença, rixa), dissensões (divergência, desarmonia), facções (paixão partidária), invejas (cobiça, desejo de possuir o bem de outrem), bebedices (vício de beber, embriagar-se, bebedeira), glutonarias (comer vorazmente, vício de comer) e coisas semelhantes a estas, a respeito dos quais eu vos declaro, como já, outrora vos previni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”

“Mas o fruto  ( ou seja, o resultado, o efeito) do Espírito é amor (afeição, dedicação, amizade, simpatia), alegria  (manifestar contentamento, júbilo, prazer), paz (tranquilidade, sossego, descanso, sereno), longanimidade (sempre animado, paciente, grandeza de ânimo, magnânimo), benignidade (bondoso, suave, favorável,  que não tem o caráter perigoso), bondade  (brandura, inclinado para o bem, benigno), fidelidade  (lealdade, firmeza, que cumpre aquilo a que se obriga, constante, fiel, firme), mansidão (pacífico, sereno, humilde, dócil, que tem o gênio brando) e domínio próprio ( auto-controle, que se controla). Contra estas coisas não há lei.”

 “E os que são de Cristo Jesus (ou seja, os que manifestam a vida do” Espírito”, crucificaram a carne, com as suas paixões (sentimento forte, profundo   e violento , e concupiscências (desejos ardentes).”

“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória (cheio de vaidade, orgulho, presunção, ostentação), provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros”.


-         Muito bem. Neste texto, Paulo começa afirmando que temos de “ANDAR PELO ESPÍRITO”, que habita em nosso espírito regenerado.

-         Ou seja,  isto significa que devemos ter o nosso andar MONITORADO  pelo ESPÍRITO SANTO que está mesclado no nosso espírito.

-         Na verdade, a palavra “ANDAR” no (vers.16) significaMOVER-SE”, “AGIR” e “PORTAR-SE”. Isto é, inclui TUDO o que FAZEMOS e FALAMOS na nossa VIDA DIÁRIA.

-         Outra coisa. Quando  o Novo Testamento se refere à expressão: “O Espírito que em nós habita”, significa que nosso espírito é HABITADO e MISTURADO com o ESPÍRITO SANTO de DEUS.   

-         Ou seja,  os “dois se tornam  um só”, pois Paulo afirmou em (1Cor. 6:17) “...aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele”.

-         É importante entender que o Apóstolo Paulo escreveu o livro de Gálatas não só para RESGATAR da LEI  os CRISTÃOS da GALÁCIA, que haviam se DESVIADO, mas também para fazê-los perceber que o “ESPÍRITO SANTO de VIDA” estava no ESPÍRITO DELES.

-         Portanto, a expressão,  ANDAI pelo ESPÍRITO,” usada por Paulo SIGNIFICA que devemos VIVER DIARIAMENTE, EXPRESSANDO a VIDA de JESUS, por intermédio do  NOSSO  ESPÍRITO.

-         Isto significa que, em qualquer área e situação da nossa vida só pode ser vencida se “estivermos no espírito”.

-         Na verdade, o mesmo se aplica com relação à LEITURA e INTERPRETAÇÃO da BÍBLIA, ou seja,  precisamos “ESTAR em ESPÍRITOpara que TENHAMOS a REVELAÇÃO do que estamos lendo.  

-         O problema é que, muitas vezes durante o dia, “tiramos férias do nosso espírito” e, por isso,  vivemos e nos movemos “NA CARNE”.

-         De fato, NÃO “ENTRAMOS no ESPÍRITO” de UMA VEZ POR TODAS.


-          Pelo contrário, precisamos, CONTINUAMENTE,  EXERCITAR-NOS a ESTAR em ESPÍRITO,” a fim de “ANDAR pelo ESPÍRITO”, “MOVER-SE no ESPÍRITO” e “AGIR no ESPÍRITO”.

(Amanhã,  falaremos sobre a última parte, isto é,  PARTE 2 ANDAR PELO ESPÍRITO E NÃO PELA CARNE)

MISSÃO DO FAROL
Pastor Júlio Lima Nogueira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.