SÉRIE: COMO SE PREPARAR PARA O FIM DOS TEMPOS




A GEENA (INFERNO) DE FOGO E O REINO MILENAR - PARTE - 2


- Muito bem. Leiamos, primeiramente, (1 Coríntios 4: 1- 6):
- “Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. Todavia, a mim mui pouco se me   (ou seja, não tem a menor importância  de ser julgado por vós outros ou por tribunal humano; nem eu tampouco julgo a mim mesmo. Porque de nada me argúi a consciência (ou seja, a minha consciência está limpa); contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor.
Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.
Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro”.
- Muito bem. Mais uma vez, vemos claramente que se nós, cristãos da Nova Aliança, embora perdoados por Deus para sempre, estaremos sujeitos ao julgamento do Senhor.

- Contudo, esse juízo NÃO visa a PERDIÇÃO ETERNA, mas sim a uma DISCIPLINA TEMPORÁRIA, enfim, a um SEVERO CASTIGO.
- Pois, no final do (vers. 22 de Mateus 5), Jesus disse: “...quem chamar um irmão de TOLO, estará sujeito ao INFERNO DE FOGO (Geena de fogo)”.

- Obs.) A “geena”, ou vale de Hena, é o equivalente ao hebraicoGe Hinnom”, ou “Vale de Hinom”.
- Veja bem, este lugar era um vale profundo próximo a Jerusalém, usado como depósito de lixo da cidade onde havia todo tipo de imundícia, como também os cadáveres dos criminosos executados eram incinerados.
- Então, por causa do seu FOGO CONTÍNUO, tornou-se o símbolo do lugar  do castigo eterno, o lago de fogo, conforme diz (Apocalipse 20:15).
- A mesma palavra se encontra em (Mateus 10:28): “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; TEMEI, ANTES, AQUELE QUE PODE FAZER PERECER NO INFERNO TANTO A ALMA COMO O CORPO.

- Voltando ao texto de (Mateus 5) leiamos, novamente, os (vers. 23-26):
- “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo”.

- Na verdade, muitas vezes as pessoas guardam coisas contra nós, e não há nada que possamos fazer sobre isso.
- Mas, se alguém se queixar por causa do nosso insulto, devemos ir a ele e tratar com a questão.
- Pois, como diz o (vers. 24) devemos ir e nos reconciliar com  nosso irmão”.  
- Continuando, no (vers.25) lemos: “...entra em acordo sem demora com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho”.

- Por exemplo:  Seu irmão é quem se queixa de você, e você é o réu. Portanto, se não houver acordo, ele o levará ao tribunal.
- Pois, continuando, o (vers. 25) diz: “... para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão”.
- Na verdade, Tal acontecimento ocorrerá na era do Reino Milenar, logo após o Tribunal de Cristo, onde as nossas obras serão julgadas. Pois, a Era do Reino será uma Era de justiça.
- Então, a verdade é que durante a era do reino, dois irmãos que não estiverem de acordo, jamais poderão estar juntos lá. Pois, no reino haverá muito amor e muita misericórdia.
- Portanto, apenas os que amam e têm misericórdia uns dos outros é que poderão entrar no reino milenar!
- Ou seja, , todos os irmãos serão unânimes! Isto é. Não poderá haver qualquer barreira entre os irmãos!
- Por esta razão é que Jesus disse que “enquanto estivermos a caminho (do reino) hoje, na era da igreja”, precisamos nos reconciliar com nossos irmãos! Isso é algo muito sério!
- Amados! Vamos resolver rapidamente os nossos desencontros enquanto estamos aqui neste mundo, antes que o Senhor Jesus volte novamente.
- Porque, depois, quando Ele voltar,  o adversário pode nos entregar ao juiz, (Jesus) e o juiz nos entregar ao oficial de justiça (os anjos) e, finalmente seremos recolhidos à prisão       ( estando fora do reino milenar, isto é, nastrevas exteriores”, ou “Geena de Fogotemporariamente)”.

- Conclusão: Se aplicarmos estas verdades dentro do texto de (Mateus 5), veremos que a “PRISÃO” aqui mencionada no (vers. 22) é aGEENA DE FOGO”, pois, o (vers. 23 de Mateus 5) começa com a palavrapois”.
- Então, as palavras do (vers. 23) em diante, são uma explicação das palavras do (vers. 22). Pois, alí  diz que qualquer que chamar a seu irmão de tolo estará sujeito àgeena de fogo”.
- Outra coisa. Os (vers. 23-25) seguem dizendo que aqueles que não se reconciliarem com seus irmãos serão recolhidos à prisão. E, como vimos, esta prisão é ageena de fogo”.

- Obs.) Tenho de repetir isto novamente: Não existe a menor possibilidade de um cristão genuíno morrer  eternamente!
- Contudo, se ele tiver qualquer pecado do qual não tenha se arrependido e confessado, ele estará sujeito, temporariamente à geena de fogo!
- Aliás, vejamos as palavras de Jesus, no (vers. 26):
- Em verdade te digo que não sairás dali ( ou seja, da prisão  que é a geena de fogo) enquanto não pagares o último centavo”.
- Com esta declaração, vemos, então,  que a possibilidade de sair da geena de fogo uma vez que a pessoa pague toda a sua dívida!
- Isto significa que na era do reino ainda existe a possibilidade de perdão!  Perdão entre os irmãos!

- Muito bem. Continuando, vamos ler (Mateus 5:27-30):
-  Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; POIS TE CONVÉM QUE SE PERCA UM DOS TEUS MEMBROS, E NÃO VÁ TODO O TEU CORPO PARA O INFERNO”.
- Veja bem, o mandamento no Antigo Testamento dizia que não devemos cometer adultério. Mas, o mandamento no Novo Testamentodiz que não podemos siquer ter pensamentos adúlteros.

- Obs.) Neste texto, a palavraMULHER”, na língua original, refere-se àESPOSA DE OUTRO HOMEM”. Ou seja, se a mulher não fosse esposa de outro homem, não haveria possibilidade de adultério, pois, adultério é infidelidade no casamento.
- Na verdade, se não for a esposa de outro homem, não é adultério, é fornicação. Por outro lado, a fornicação também é condenada pela bíblia.

- Outra coisa. O significado da palavraOLHAR”, na língua original, NÃO implica num OLHAR CASUAL, MAS num OLHAR INTENCIONAL.
- Ora,  na Língua Portuguesa, temos uma palavra mais adequada: “OBSERVAR”.
- Então, isto é o mesmo que dizer: QUALQUER UM QUE  OBSERVAR UMA MULHER COM INTENÇÃO IMPURA NO CORAÇÃO, ADULTEROU COM ELA”.
- O (vers. 29) nada mais é do que o complemento do (vers. 28), quando diz:
- “Se o teu olho direito te fazobservar uma mulher com intenção impura, arranque-o e jogue-o fora de ti, POIS TE CONVÉM QUE SE PERCA UM DOS TEUS MEMBROS, E NÃO SEJA TODO O TEU CORPO LANÇADO NAGEENA DE FOGO”, OU SEJA, NO INFERNO DE FOGO”.
- Precisamos lembrar que o Senhor Jesus falou estas palavras para os seus discípulos, alertando-os para que eles tratassem dos seus pecados.
( DAREMOS CONTINUIDADE A ESTE MESMO ASSUNTO, NAPARTE 3 A GEENA DE FOGO E O REINO MILENAR)

MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
Pastor Júlio L. Nogueira
 

Nosso Ministério é sustentado, exclusivamente, através dos dízimos e ofertas voluntárias do povo de Deus. Caso você queira nos ajudar, favor entrar em contato conosco através dos seguintes E-Mails:


Desde já, agradecemos sua participação. Ela é realmente muito importante para a continuação deste Ministério. Que o Senhor seja a tua herança!







 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.