SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim dos Tempos- PARTE 19





A GEENA (INFERNO) DE FOGO E O REINO MILENAR - PARTE – 1

- Muito bem. Na INTRODUÇÃO deste nosso estudo, reconheço que este assunto é um tanto polêmico e, até mesmo, difícil de se “engolir”. 

- Entretanto, há muitos textos na Bíblia que mencionam a punição de Deus no Reino Milenar para os cristãos derrotados. Examinaremos, agora, alguns destes textos e, posteriormente, chegaremos a uma conclusão sobre eles.

- Se você nunca ouviu sobre este assunto, peço que examine cuidadosamente, lendo os textos bíblicos e, no final de tudo, tire então, suas próprias conclusões. 

- Na verdade, iremos abordar este tema em várias partes, tendo continuidade entre elas. Portanto, leia a “Parte 1”, “Parte 2”, “Parte 3” e assim por diante.


- Provavelmente, iremos até a “Parte 10” enfocando diferentes textos bíblicos sempre “dentro do contexto” dissecando, o máximo possível, cada um deles.

- Por último, desejo enfatizar que este assunto é “alimento sólido, para os adultos, para aqueles que, pela prática, tem as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal”, conforme (Hebreus 5: 13-14), “e não para crianças que só se alimentam de leite, e, portanto, são inexperientes na Palavra da Justiça”. 

- Muito bem. Após esta rápida introdução, vamos considerar o texto de (Mateus 18:1-3): “Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”.

- Veja só. No texto citado os discípulos fizeram uma pergunta a Jesus sobre “quem é maior no reino dos céus”. Ou seja, o assunto aqui se refere acerca da posição no Reino Milenar.

- Mas, antes de Jesus responder àquela pergunta, Ele diz que, a menos que nos convertamos e nos tornemos como crianças, não poderemos entrar no reino dos céus.

- Então, logo a seguir, no (vers.4) Ele diz: “Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus”. 

- Então, o (vers. 3) nos dá a condição para entrar no reino, enquanto que, o (vers. 4) nos mostra a maneira de ser grande no reino. 

- Ou seja, o (vers.3) diz que devemos nos converter e nos tornar como crianças. E, o (vers. 4) diz que se continuarmos a ser crianças e nos humilharmos, seremos os maiores no reino. 

- Muito bem. Continuando, no (vers. 5), o Senhor diz: “E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe”. Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo!”

- Ou seja, precisamos nos tornar como crianças, não sendo pedra de tropeço para ninguém, e não desprezando os pequeninos que creem no Senhor.

- Então, para entrarmos no reino dos céus, temos de ser humildes não desprezando nenhum dos nossos irmãos, antes devemos amá-los e perdoá-los! 

- Muito bem. Os (vers. 1 a 7) são palavras gerais do Senhor. 

- Contudo, podemos observar que no (vers. 8), Jesus está dizendo que “não é apenas errado fazer os outros tropeçar, mas, até mesmo fazer tropeçar a si mesmo é uma questão séria e bastante grave”. 

- Ora, o (vers. 8) diz: “Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de “TI”; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, SERES LANÇADO NO FOGO ETERNO”. 

- Na verdade, o “TI” a que Jesus se refere SÃO OS SEUS DISCÍPULOS, conforme os (vers. 1-7), onde eles lhe perguntaram : “quem era maior no reino dos céus”. 

- Veja bem. Jesus estava dizendo a seus discípulos que se “as suas mãos e seus pés estavam fazendo coisas erradas ou seja, andando por caminhos indevidos”, eles deveriam tratar disto o quanto antes. 

- Caso contrário, o não tratamento desta situação, faria com que eles fossem “lançados no fogo eterno”!

- Ou seja. O que o Senhor Jesus está dizendo é que nós, Seus discípulos, se cometermos pecados e os tolerarmos iremos sofrer: seremos lançados no fogo eterno com as duas mãos e os dois pés.

- Mas, por outro lado, se controlarmos os nossos desejos da alma e tratarmos do nosso viver e caminhar na Era da Igreja, iremos “entrar na vida” – do Reino) mesmo manco ou com uma só mão !

- MUITO IMPORTANTE: O “FOGO”, mencionado por Jesus no (vers.8) “É ETERNO” ! C O N T U D O, ELE NÃO DISSE QUE ELES (isto é, OS DISCÍPULOS) IRIAM PERMANECER ETERNAMENTE NO FOGO ETERNO! 

- Isso é bem diferente! Aliás, o que o Senhor Jesus não disse é tão significativo quanto o que Ele disse!

- Então, se um cristão não vive uma VIDA TRANSFORMADA HOJE, pelo contrário, ele vive “metendo os pés pelas mãos”, certamente poderá sofrer uma “punição temporária no fogo eterno”, durante a Era do Reino!

- Repito: Um cristão que vive “pela vida da alma e não anda no Espírito”, e não cresceu nem amadureceu na vida espiritual tendo mais da vida de Deus sofrerá, por algum tempo na Era do Reino, uma “punição temporária” no “fogo” que é eterno .

- Pois, como já temos enfatizado ao longo do nosso estudo, é impossível um cristão que foi regenerado pela vida de Deus e salvo pela fé em Jesus Cristo perder a sua salvação!

- Pois, quem é salvo hoje, é salvo para sempre! Isto é, ele é salvo por toda a eternidade! Portanto, a salvação jamais se perde!

- Mas, isso não significa que ele não poderá sofrer, temporariamente, uma PUNIÇÃO, um SEVERO CASTIGO por negligenciar a sua grande salvação!
- Então, a sua punição não será eterna, mas será apenas durante a Era do Reino Milenar!

- Sendo assim, amados! Vamos “arrancar hoje um dos nossos pés e uma das nossas mãos”, para que não precisemos ser punidos no fogo eterno, TEMPORARIAMENTE, isto é, durante a Era do Reino Milenar!

- Portanto, vamos arrancar das nossas vidas tudo aquilo que nos faz tropeçar e que nos faz andar por caminhos errados.

- Muito bem. A seguir, continuando no (vers.9 de Mateus 18), lemos o seguinte: Se um dos teus OLHOS te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de TI; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, SERES LANÇADO NO INFERNO DE FOGO”.

- Obs.) No grego, a palavra “inferno” é “geena”. Ou seja, “geena de fogo”! ou “inferno de fogo”.

- Veja só. Este mesmo texto está mais explicado no evangelho de (Mateus 5:27-30), quando diz: Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, E NÃO SEJA TODO O TEU CORPO LANÇADO NO INFERNO. 

- Então, o que vemos aqui é que, se uma pessoa salva não trata com a sua “LASCÍVIA”, ela não será capaz de “entrar na vida” – isto é, no Reino Vindouro – mas ela irá para a “geena de fogo”, ou seja, ela irá para o inferno, apenas no período do reino milenar!

- Vejamos outro texto: (Mateus 5:17-26): “.... (vers. 20 -26): 
“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se IRAR CONTRA SEU IRMÃO estará sujeito a julgamento; e quem PROFERIR UM INSULTO A SEU IRMÃO estará a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: TOLO, ESTARÁ SUJEITO AO INFERNO DE FOGO. Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo”.

- Muito bem. Leiamos, o mesmo texto na “Linguagem Atualizada”:

“(vers. 22): “Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: “Você não vale nada” será julgado pelo Tribunal. E quem chamar o seu irmão de IDIOTA estará em perigo DE IR PARA O FOGO DO INFERNO. 

- Conforme estamos vendo, no Sermão do Monte dirigido aos DISCÍPULOS, Jesus diz que “se ficarmos irado e zangado com um irmão, seremos réu de juízo;

- E, quem chamar a seu irmão: “Raca”, será réu diante do Sinédrio; e quem lhe chamar de “TOLO”, SERÁ RÉU DO FOGO DO INFERNO, ou seja, da geena, no grego.

- Ora, a palavra “RACA” significa “VOCÊ NÃO SERVE PARA NADA”; ou “VOCÊ É IMPRESTÁVEL”.

- Por outro lado, a expressão “TOLO”, é a mesma que “IDIOTA”. Aliás, esta era uma expressão hebraica de condenação que identificava um rebelde, conforme (Números 20:10). 

- Muito bem. Pelo contexto de (Mateus 5) precisamos ver que existe a palavra “IRMÃO”. 

- Isso é, então, uma prova que as palavras proferidas por Jesus são dirigidas aos seus SEGUIDORES, aos seus DISCÍPULOS, enfim, aos IRMÃOS.

- Continuando, no (vers. 22), vemos três tipos de Julgamento: 
- O primeiro deles refere-se ao Julgamento que era feito à porta da cidade, que era um Julgamento Distrital. 

- O segundo deles era o Julgamento efetuado pelo Sinédrio, ou seja, um Julgamento num nível superior. Pois, o Sinédrio era formado por um supremo conselho entre os judeus. 

- O Sinédrio era um Tribunal Judaico, em Jerusalém, formado por sacerdotes, anciãos e escribas (doutores da Lei) o qual julgavam as questões criminais ou administrativas referentes a uma determinada Tribo ou a uma Cidade.

- Por último, o terceiro Julgamento era aquele que era efetuado por Deus mediante a “geena de fogo”, que é um julgamento a nível mais elevado ainda.

- Na verdade, estes três tipos de julgamentos foram mencionados por Jesus que usou situações conhecidas pelos judeus daquela época, visto que seus ouvintes eram judeus. 

- Entretanto, com relação ao POVO DA NOVA ALIANÇA, nós, os CRISTÃOS DO NOVO TESTAMENTO, TODOS ESTES JULGAMENTOS se referem ao JULGAMENTO DO SENHOR JESUS NO “TRIBUNAL DE CRISTO”, que ocorrerá logo após Sua Segunda Vinda.

- Como exemplo disso, leiamos (Romanos 14: 10-13): “Tu, porém, porque julgas teu irmão? E tu, porque desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o TRIBUNAL DE DEUS. Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. ASSIM, POIS, CADA UM DE NÓS DARÁ CONTAS DE SI MESMO A DEUS. Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão”.
(Muito bem. NA PRÓXIMA OPORTUNIDADE, DAREMOS CONTINUIDADE A ESTE MESMO ASSUNTO, NA “A GEENA DE FOGO E O REINO MILENAR - PARTE – 2). 


Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
18 de agosto de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.