Viver Uma Nova Criação




- (Gálatas 6:11-16) “Vede com que grandes letras vos escrevi de meu próprio punho. Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. 
Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, MAS O SER NOVA CRIATURA. E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.”

- Muito bem. O ponto principal nestes versículos acima, é que FOMOS CRUCIFICADOS PARA O MUNDO RELIGIOSO A FIM DE VIVER UMA NOVA CRIAÇÃO. 


- Veja bem. Nos (vers.12 e 13) vemos a “vanglória”, ou seja, isto se refere ao orgulho dos judaizantes: “todos os que querem ostentar-se na carne...”.

- Ora, a expressão grega traduzida por “ostentar-se”, no (vers.12), significa “ter belo semblante”, ou seja, “boa aparência a fim de se apresentar-se bem, ou seja, “de exibir-se”. 

- Portanto, os judaizantes fizeram da circuncisão uma exibição na carne. A circuncisão deles era no ser natural e exterior do homem, sem a realidade interior, que é no espírito do homem.

- Outra coisa. De acordo com o (vers.13) nem mesmo os que constrangeram os gálatas a serem circuncidados guardavam a lei. Eles, os judaizantes, queriam que os gálatas fossem circuncidados para que se gloriassem na carne deles.

- Contudo, nos (vers.14 a 16) vemos o motivo pelo qual Paulo queria gloriar-se: 

- “Quero gloriar-me somente na cruz de Cristo, pela qual o mundo (principalmente o mundo religioso) está crucificado para mim, e eu, para o mundo”. 


- Continuando, no (vers.15) Paulo diz: “Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, MAS O SER UMA NOVA CRIAÇÃO”. 

- Nesta afirmação, podemos ver nas entrelinhas, que a preocupação de Paulo é, principalmente, com o “mundo religioso”, e não com o “mundo secular”.

- Ou seja, os judaizantes queriam levar os gálatas para o “mundo religioso do judaísmo com suas leis e tradições”, e não para o “mundo secular materialista”, a fim de ostentarem-se na carne, e, também para “fugir da perseguição da cruz”.

- Para Paulo, a “circuncisão ou a incircuncisão”, que representa o mundo religioso, não tinha mais valor algum. O que interessava a Paulo era “ser uma nova criação”!

- Então, ser uma “nova criação”, ou “nova criatura” significava para Paulo “ser um novo homem em Cristo, regenerado pelo Espírito Santo, tendo a vida e a natureza de Deus sendo trabalhada dentro dele.

- Ora, a circuncisão era uma ordenança da lei. Mas ser uma nova criatura é o resultado da vida de Deus dentro do nosso espírito.

- Aliás, a lei não pode nos dar vida para regenerar-nos, mas somente o Espírito que dá vida, tornando-nos numa nova criação!

- Por esta razão é que nem a circuncisão e nem a incircuncisão é coisa alguma. Mas somente o Espírito que nos transforma numa nova criação!

- Portanto, a nova criação mencionada em (Gal. 6:15), é a velha criação que foi transformada pela vida divina dispensada para dentro do nosso espírito. Ela se torna nova porque Cristo agora está dentro do nosso espírito.

- Conclusão: Na nova criação uma coisa só é importante para nós: Deus-Pai, que é o Espírito que dá vida, e que se tornou nossa vida e tudo para nós.

- Então, embora, aparentemente, o ponto principal em Gálatas seja a preocupação de Paulo em não andarmos segundo a lei, na verdade, a razão primordial de Paulo em ter escrito este livro, é para enfatizar o seguinte: não importa religião ou a ausência dela, mas sermos uma nova criatura mediante o Espírito que nos dá vida!

- Ora temos de nos convencer que o “mundo religioso” com toda as suas tradições, dogmas e rituais, estão crucificado para nós, e nós para ele!

- Repito: Paulo estava dizendo, nas entrelinhas, que o “mundo religioso do Judaísmo” estava crucificado para ele, e ele estava crucificado para o “mundo religioso”.

- Por isso, ele prossegue dizendo no (vers.16) “E, a todos quantos andarem de conformidade com ESTA REGRA, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus”.

- Segundo o contexto, a regra que Paulo menciona aqui é a “REGRA DE SER UMA NOVA CRIAÇÃO”, vivendo pelo Espírito, mediante a fé, e não tentando guardar a lei observando suas ordenanças.

- Em outras palavras, a nossa regra é: “andar pelo Espírito que dá vida” e ser transformado, de glória em glória pelo mesmo Espírito.

- Outra coisa importante: Aqueles que andam por essa regra, Paulo diz: “Paz e misericórdia sejam sobre eles”. Ou seja, sempre que desfrutamos do Espírito da Graça temos paz e misericórdia.

- Finalmente, Paulo conclui o (versículo 16) com as palavras: “e sobre o Israel de Deus” . Isto é, o Israel de Deus é o verdadeiro Israel, pois isto inclui todos os que crêem em Cristo, transformando-se numa nova criação, quer seja judeu ou gentio.


- Para concluir este pensamento, leiamos (Gálatas 3:7,29): “Sabeis, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão...E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”.




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
19 de março de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL