- (Gálatas 6:11-16)
“Vede
com que grandes letras vos escrevi de meu próprio punho. Todos os que querem
ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para
não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Pois nem mesmo aqueles que
se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na
vossa carne.
Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, MAS O SER NOVA CRIATURA. E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.”
Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, MAS O SER NOVA CRIATURA. E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.”
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Muito bem. O ponto principal nestes versículos acima, é que FOMOS CRUCIFICADOS
PARA O MUNDO RELIGIOSO A FIM DE VIVER UMA NOVA CRIAÇÃO.
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Veja bem. Nos (vers.12 e 13) vemos a “vanglória”, ou seja, isto se refere ao
orgulho dos judaizantes: “todos os que querem ostentar-se na
carne...”.
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Ora, a expressão grega traduzida por “ostentar-se”, no (vers.12), significa
“ter belo semblante”, ou seja, “boa aparência a fim de se apresentar-se bem, ou
seja, “de exibir-se”.
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Portanto, os judaizantes fizeram da circuncisão uma exibição na carne. A
circuncisão deles era no ser natural e exterior do homem, sem a realidade
interior, que é no espírito do homem.
- Outra coisa. De acordo com o (vers.13) nem mesmo os que constrangeram os gálatas a serem circuncidados guardavam a lei. Eles, os judaizantes, queriam que os gálatas fossem circuncidados para que se gloriassem na carne deles.
- Outra coisa. De acordo com o (vers.13) nem mesmo os que constrangeram os gálatas a serem circuncidados guardavam a lei. Eles, os judaizantes, queriam que os gálatas fossem circuncidados para que se gloriassem na carne deles.
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Contudo, nos (vers.14 a 16) vemos o motivo pelo qual Paulo queria gloriar-se:
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“Quero gloriar-me somente na cruz de Cristo, pela qual o mundo (principalmente
o mundo religioso) está crucificado para mim, e eu, para o mundo”.
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Continuando, no (vers.15) Paulo diz: “Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem
a incircuncisão, MAS O SER UMA NOVA CRIAÇÃO”.
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Nesta afirmação, podemos ver nas entrelinhas, que a preocupação de Paulo é,
principalmente, com o “mundo religioso”, e não com o “mundo secular”.
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Ou seja, os judaizantes queriam levar os gálatas para o “mundo religioso do
judaísmo com suas leis e tradições”, e não para o “mundo secular materialista”,
a fim de ostentarem-se na carne, e, também para “fugir da perseguição da cruz”.
- Para Paulo, a “circuncisão ou a incircuncisão”, que representa o mundo religioso, não tinha mais valor algum. O que interessava a Paulo era “ser uma nova criação”!
- Para Paulo, a “circuncisão ou a incircuncisão”, que representa o mundo religioso, não tinha mais valor algum. O que interessava a Paulo era “ser uma nova criação”!
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Então, ser uma “nova criação”, ou “nova criatura” significava para Paulo “ser
um novo homem em Cristo, regenerado pelo Espírito Santo, tendo a vida e a
natureza de Deus sendo trabalhada dentro dele.
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Ora, a circuncisão era uma ordenança da lei. Mas ser uma nova criatura é o
resultado da vida de Deus dentro do nosso espírito.
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Aliás, a lei não pode nos dar vida para regenerar-nos, mas somente o Espírito
que dá vida, tornando-nos numa nova criação!
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Por esta razão é que nem a circuncisão e nem a incircuncisão é coisa alguma.
Mas somente o Espírito que nos transforma numa nova criação!
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Portanto, a nova criação mencionada em (Gal. 6:15), é a velha criação que foi
transformada pela vida divina dispensada para dentro do nosso espírito. Ela se
torna nova porque Cristo agora está dentro do nosso espírito.
- Conclusão: Na nova criação uma coisa só é importante para nós: Deus-Pai, que é o Espírito que dá vida, e que se tornou nossa vida e tudo para nós.
- Conclusão: Na nova criação uma coisa só é importante para nós: Deus-Pai, que é o Espírito que dá vida, e que se tornou nossa vida e tudo para nós.
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Então, embora, aparentemente, o ponto principal em Gálatas seja a preocupação
de Paulo em não andarmos segundo a lei, na verdade, a razão primordial de Paulo
em ter escrito este livro, é para enfatizar o seguinte: não importa religião ou
a ausência dela, mas sermos uma nova criatura mediante o Espírito que nos dá
vida!
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Ora temos de nos convencer que o “mundo religioso” com toda as suas tradições,
dogmas e rituais, estão crucificado para nós, e nós para ele!
- Repito: Paulo estava dizendo, nas entrelinhas, que o “mundo religioso do Judaísmo” estava crucificado para ele, e ele estava crucificado para o “mundo religioso”.
- Repito: Paulo estava dizendo, nas entrelinhas, que o “mundo religioso do Judaísmo” estava crucificado para ele, e ele estava crucificado para o “mundo religioso”.
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Por isso, ele prossegue dizendo no (vers.16) “E, a todos quantos andarem de
conformidade com ESTA REGRA, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o
Israel de Deus”.
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Segundo o contexto, a regra que Paulo menciona aqui é a “REGRA DE SER UMA NOVA
CRIAÇÃO”, vivendo pelo Espírito, mediante a fé, e não tentando guardar a lei
observando suas ordenanças.
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Em outras palavras, a nossa regra é: “andar pelo Espírito que dá vida” e ser
transformado, de glória em glória pelo mesmo Espírito.
- Outra coisa importante: Aqueles que andam por essa regra, Paulo diz: “Paz e misericórdia sejam sobre eles”. Ou seja, sempre que desfrutamos do Espírito da Graça temos paz e misericórdia.
- Outra coisa importante: Aqueles que andam por essa regra, Paulo diz: “Paz e misericórdia sejam sobre eles”. Ou seja, sempre que desfrutamos do Espírito da Graça temos paz e misericórdia.
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Finalmente, Paulo conclui o (versículo 16) com as palavras: “e sobre o Israel
de Deus” . Isto é, o Israel de Deus é o verdadeiro Israel, pois isto inclui
todos os que crêem em Cristo, transformando-se numa nova criação, quer seja
judeu ou gentio.
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Para concluir este pensamento, leiamos (Gálatas 3:7,29): “Sabeis, pois, que os da fé é
que são filhos de Abraão...E, se sois de Cristo, também sois descendentes de
Abraão e herdeiros segundo a promessa”.