SÉRIE: A Nova Aliança: Espírito e Vida - PARTE 5




A CIRCUNCISÃO NA CARNE E A CIRCUNCISÃO NO ESPÍRITO
- Importante: Temos certeza que, nestes últimos dias, quando 
a mensagem viva da graça de Deus fluir de maneira poderosa, os incrédulos irão aceitá-la primeiro do que os crentes, pois estes, acham que não precisam de “mais um evangelho diferente”.

- Obs.) O ministério de João Batista foi pregar o batismo para os judeus, sendo que o batismo era uma cerimônia usada para os prosélitos gentios se tornarem judeus. Ou seja, ele introduziu algo novo e revolucionário quando começou então a batizar os judeus.

- Ora, isto era o mesmo que “pregar que os crentes hoje devem se converter”. Obviamente, quem não gostou disso foram os líderes religiosos, pois o povo estava acostumado com os seus ensinamentos judaicos.


- Da mesma forma, hoje em dia, muito líderes religiosos também não vão aceitar com muita facilidade a “Palavra da graça”, pois eles já tem as suas próprias doutrinas e tradições religiosas denominacionais”. 

- Contudo, aqueles que tiverem os seus corações quebrantados e tiverem coragem para rever posições, abrir mão de cargos e de politicagem, então entrarão num “novo rio de vida da graça infindável de Deus”.

- Sem dúvida alguma, a palavra viva da graça de Deus vai colocar por terra todo o sistema religioso que não gera vida verdadeira ao coração das pessoas.

- Na realidade, só aceitarão as verdades da graça de Deus, aqueles que são humildes de coração e que não têm medo de trocar as tradições religiosas, costumes, rituais e formalismos pelas verdades reveladas, ou seja, pela revelação das riquezas insondáveis de Cristo.

- (Romanos 2:28-29) “Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e CIRCUNCISÃO, A QUE É DO CORAÇÃO, NO ESPÍRITO, NÃO SEGUNDO A LETRA ( ou seja SEGUDO A LEI), e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus”. 

- Veja bem, como podemos observar, Paulo teve muita dificuldade com os judeus que não entendiam que uma nova raça, CIRCUNCIDADA NO ESPÍRITO estava surgindo e que, portanto, não havia necessidade dos gentios se circuncidarem.

- Os judeus não entendiam que o batismo no Espírito, ou seja, a circuncisão de Cristo Jesus, agora tomava o lugar da circuncisão na carne.

- Ou seja, todos os que foram selados pelo Espírito Santo é que são os verdadeiros judeus!

- É muito importante entender que Deus tem apenas um só povo, um só Israel, que no início era chamado de povo de Deus na carne, mas que agora, é povo de Deus no Espírito. 

- O que estamos afirmando é que Deus vai unir tanto os judeus como os gentios , circuncidados no Espírito e, de ambos, formar um só povo, isto é, a Igreja de Jesus Cristo ou, seja, o ISRAEL DE DEUS.

- Na verdade, tanto a circuncisão como a incircuncisão são coisas da carne, e, portanto, sem qualquer importância, pois, na Nova Aliança, isto é, na Aliança da Graça a circuncisão é no Espírito e não na carne.

- Para confirmar esta verdade, leiamos (Gálatas 6:12,13-16): 

- “Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne...Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, MAS O SER NOVA CRIATURA. E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus”.

- Conclusão: Os dois grupos – judeus e gentios – foram separados um do outro e também de Deus, pela Lei, mas foram reconciliados um com outro e com Deus, pela carne e sangue de Jesus, na cruz do calvário.




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
14 de março de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL