O Ministério Dos Levitas



- Veja bem. Embora os levitas não fossem separados na mesma intensidade dos sacerdotes, eles tinham também uma vocação sobremodo excelente, pois estavam bem próximos da presença de Deus.

- É interessante observar que enquanto os sacerdotes foram simplesmente escolhidos por Deus, à primeira vista, parece que os levitas de alguma maneira se ofereceram ao Senhor. 

- Por exemplo, em (Exodo 32:25-29) vemos como os levitas fizeram sua escolha, após Moisés ter descido do Monte Sinai e ter contemplado o povo de Israel adorando o bezerro de ouro. 

- Naquele momento, Moisés indagou a respeito de quem era do Senhor para que ele pudesse então exercer juízo sobre os demais. 

- Foi então que a tribo de Levi se ajuntou a ele. Parece que foi nesta ocasião que o Senhor escolheu os levitas para serem Seus ministros. O que significa, então, tudo isto ?

- Na verdade, significa que, de alguma maneira, Deus exerce uma influência no chamamento sobre os Seus ministros. Mas estes, por sua vez, devem também se oferecer e se dedicar inteiramente a Ele a fim de corresponder a este chamado. 

- Isto é muito profundo e até mesmo um pouco difícil de entender à primeira vista. DEDICAÇÃO! Este é um princípio fundamental que, muitas vezes, é negligenciado na escolha e separação dos ministros do Senhor.

- Em (Deuteronomio 10:8-9) lemos o seguinte: ”Por esse mesmo tempo o Senhor separou a tribo de Levi, para levar a arca da Aliança do Senhor, para estar diante do Senhor, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje. Pelo que Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como o Senhor teu Deus lhe tem prometido”. 

- Então, assim como os sacerdotes, os levitas não tinham herança, pois o Senhor também era a herança deles. Na verdade, sabemos que Deus não faz acepção de pessoas. Nunca foi plano do Senhor limitar este privilégio a apenas um grupo em especial. 

- Sabemos, entretanto, que isto só seria possível através da Nova Aliança. O que aconteceu, então, no passado, foi que Deus quis revelar através de alguns escolhidos o que Ele procurava fazer com todos.


- Basicamente o que o Senhor procurava nos sacerdotes e nos levitas do Velho Testamento era simplesmente homens que estivessem totalmente comprometidos com Ele. 

- Este é, portanto, o segredo que muitos servos de Deus hoje precisam redescobrir. 

- De fato, Seu desejo é que todos nós cheguemos à estatura de Cristo conforme (Efésios 4:13). Mas, para alcançarmos esta posição precisamos do ministério dos sacerdotes e dos levitas, cuja dedicação tem de ser absoluta. 

- É evidente que este princípio não pode ser aplicado de uma maneira rígida e legalista, pois é, acima de tudo, um princípio espiritual e, portanto, só pode ser aplicado mediante revelação.



Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
08 de novembro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL