O Ministério Do Sacerdote



- Amados! Enquanto não tivermos uma revelação prática e concreta do chamamento ao sacerdócio, nunca daremos os passos necessários para entrar neste ministério. 

- Em outras palavras, ser um sacerdote é muito mais do que demostrar uma certa santidade ficando em contato íntimo com Deus. 

- Focalizando novamente o caso dos sacerdotes, perguntamos o seguinte: O que é que os separava dos demais filhos de Israel? Por quê eles tinham o direito de servir a Deus na Sua presença, tocar nas coisas sagradas e tomar sobre si a responsabilidade e a iniquidade de toda a nação? De onde veio esta qualificação tão especial que causaria a morte de qualquer outra pessoa que ousasse usurpá-lo?

- Muito bem. Quando estudamos sobre a instituição do sacerdócio levítico, verificamos que Arão não escolheu o seu ministério. Deus disse a Moisés: “Tome o seu irmão Arão, e os seus filhos, para que ministrem a mim” (Exodo 28:1).

- Aliás, em vários outros textos Deus afirma que foi Ele mesmo quem escolheu a descendência de Arão para servir diante Dele (Deuteronomio 18:5; 1Samuel 2:28).

- Isto significa então que o chamamento vem exclusivamente de Deus. Portanto, ninguém pode optar por escolher o ministério sacerdotal e, nem tampouco, se qualificar para tal posição.

- Outra coisa. Além de chamar aqueles a quem Ele mesmo escolhe, Deus ainda diz: ”Também santificarei a Arão e seus filhos, para que me oficiem como sacerdotes” (Êxodo 29:44).

- É muito importante termos em mente que a santidade dos sacerdotes e a sua qualificação para estar na presença do Senhor, não era consequência direta de sua própria escolha, nem tampouco por causa de sua pureza. 

- Portanto, eles eram santos somente porque Deus os santificou e os separou do resto do povo de Israel. 

- Na verdade, eles tinham sobre suas cabeças o óleo da unção. E, este óleo especial, simbolizando o Espírito Santo, representava a santificação e a qualificação do sacerdote. 

- Então, por causa deste óleo eles eram separados do resto da nação, tendo então o direito de participar das coisas santíssimas (Números 18:8). 

- Por outro lado também, por causa desta unção, o sacerdote temia ao Senhor não profanando sua própria vida e nem o santuário do Senhor (Levítico 21:10,12). 

- Outra coisa. O óleo da unção garantia também à descendência de Arão um sacerdócio perpétuo (Exodo 40:13-15).

- É importante, então, entender que o chamamento e a qualificação ao sacerdócio procedem de Deus. Este fato, no entanto, não isenta a nossa responsabilidade. 

- Há também um outro aspecto de grande relevância a ser observado nos sacerdotes do Velho Testamento. Já vimos que eles não eram diferentes em si mesmos dos outros filhos de Israel. 

- Mas, por causa do seu chamamento e do óleo da unção que estava sobre eles é que os tornavam separados ao Senhor. 

- Em outras palavras, o que estamos afirmando é que não existe uma qualidade específica de caráter ou de santidade que destaque um sacerdote das outras pessoas. 

- Mas, aquele que aceita e responde ao chamado do Senhor neste ministério, necessariamente entra numa vida diferente. 

- Este é talvez o aspecto mais importante de todos no decurso deste estudo, pois representa o objetivo principal desta mensagem.

- Uma pergunta importante: Por quê, então, o sacerdote podia entrar no Santo dos Santos e oferecer sacrifícios, participar das coisas santíssimas, levar a iniquidade de toda a nação, queimar incenso e ministrar diante do Senhor e não ser fulminado? 

- A resposta para esta pergunta não está simplesmente relacionada com o simbolismo exterior do óleo da unção. Antes, porém, se encontra no tipo de vida que Deus mesmo determinou para os sacerdotes. Pois eles eram homens separados exclusivamente para servir ao Senhor. 

- Afinal, Deus estava procurando desde o início uma nação de pessoas assim (Exodo 19:6).

- Importante: Os sacerdotes não tinham herança e nem possessões em Israel. Eles tinham somente o Senhor como sua herança. 

- (Deuteronomio 18:1-2): “Os sacerdotes levitas, e toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança em Israel;…Pelo que não terão herança no meio de seus irmãos: o Senhor é a sua herança, como lhes tem dito”. 

- Na verdade, a porção deles era apenas uma parte das ofertas dos filhos de Israel. 

- Outra coisa. Eles também não podiam se contaminar por causa da morte de um parente, e nem tampouco podiam se casar com qualquer mulher, pois eram propriedade exclusiva do Senhor (Levítico 21).

- Queridos, a verdade é que Deus deseja que aqueles que ministram na Sua presença deixem de lado as suas próprias heranças e ocupações para se dedicarem totalmente a Ele. 

- Este é um princípio divino muito importante. Por esta razão, novamente queremos afirmar o seguinte: 

- Se a Igreja do Senhor não está sendo restaurada como deveria; se ela não está realizando os propósitos divinos na terra; e se não estamos vendo ministérios neo-testamentários hoje é porque não existem muitos sacerdotes que tem o Senhor como sua única herança, pois o preço para desempenhar tal função é bastante alto e, infelizmente, muitos não querem pagar este preço.

- Então, o requisito ao ministério sacerdotal não é possuir uma vida superespiritual, nem ser um gigante na fé e nem tampouco ser um modelo de santidade. Mas é simplesmente ouvir o chamado de Deus no seu espírito e dedicar-Lhe tempo suficiente. 

- Sem dúvida alguma Deus tem um reino para edificar nesta terra. Ele tem planos e propósitos para estes últimos dias da igreja, que jamais penetraram no coração humano. 

- Mas Ele está esperando pelos Seus sacerdotes; esperando por aqueles que não tenham outras ambições ou planos paralelos. 

- Ele está buscando homens que Lhe ofereçam mais do que a sobra do seu tempo.

- A verdade, porém, é que não se vê isto na igreja hoje. Por um lado temos homens dedicados à “obra do Senhor”, mas cujo tempo está preenchido somente em ministrar ao povo, não lhes sobrando tempo para esperar no Senhor. 

- Por outro lado, alguns acabaram se envolvendo em inúmeras atividades materiais, procurando o sustento próprio a fim de estarem “livres” para servir ao Senhor. Estes, por sua vez, também não dispõem de tempo suficiente para esperar no Senhor.

- Conclusão: Por falta de sacerdotes dedicados a Igreja continua fraca, imatura e os planos do Senhor adiados e frustrados. 

- Outra coisa muito importante que desejamos enfatizar é que não existe um modelo único e rigoroso para se desempenhar o ministério sacerdotal.


- Na verdade, queremos deixar bem claro que não é nossa intenção indicar um caminho padronizado e nem mesmo colocar um jugo sobre aqueles que sentem o chamado sacerdotal. Mas, uma coisa é muito clara nas Escrituras: 

- Não podemos jamais exercer o ministério sacerdotal sem dedicação. Dedicação de toda a nossa vida, tempo, dinheiro, família e possessões.

- Enfim, precisamos de tempo para ministrar ao Senhor como também para conhecê-LO mais intimamente; tempo para interceder sobre as necessidades do povo e, acima de tudo, para ouvir claramente a Sua voz para o que Ele deseja fazer nesta geração.



Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
07 de novembro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL