Qual a Intenção De Deus Na Sua Criação?



- Muito bem. Para responder a esta pergunta, vejamos, primeiramente, um quadro bem resumido de (Genesis 1) :

- Deus criou o céu e a terra. Depois disso, após a queda de satanás, a terra se tornou danificada.

- Por causa disso, Deus teve de sepultar a terra em águas profundas, tornando-a sem forma e vazia de vida.

- Tempos depois, Deus resolveu recriar a terra. Para tanto, Ele teve que fazer 3 tipos de separação. No primeiro dia, separou a luz das trevas. Depois separou as águas acima do firmamento das águas abaixo do firmamento. Finalmente, separou a terra da água. 

- Desta terra separada, ou “ressurreta”, Ele gerou abundância e variedade de vida: vegetal e animal. Após isto, ele criou o homem, como ápice da Sua criação. 

- Leiamos, portanto, (Gen.1:26-28) diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenham eles domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou, Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo o animal que rasteja”.

Observe neste texto 4 palavras chave: 1) homem; 2) imagem; 3) domínio e 4) terra

- Então. A intenção de Deus é que o homem domine toda a terra, que ele enchesse toda a terra e que também a subjulgasse. Este termo subjulgar é muito forte, pois está implícito que existe algo de rebelião que precisa ser dominado.

- Veja bem. A palavra “Terra” é muito importante para Deus. O desejo de Deus, está relacionado com esta Terra. Pois o homem deve frutificar, multiplicar-se, encher a Terra e subjulgá-la.

- Então, a Terra, tendo o homem como seu centro, é a preocupação primeira de Deus. Por quê? Porque o homem é a Sua expressão e a Sua autoridade.

- Veja só, o desejo de Deus é ser expresso não através de Si mesmo, da Sua própria força, mas por intermédio do homem. 

- Ou seja. Ele criou o homem, tão somente para ser o seu representante aqui na terra. Foi por isso que ele foi feito à sua imagem e semelhança. Os outros animais não foram feitos desta maneira. Somente o homem. 

- Ora, se você é portador da imagem de Deus, então, consequentemente você o expressa! Podemos dizer que nós somos uma foto, uma reprodução Dele.


- O homem existe, portanto, para um único propósito: expressar Deus. Mas, tal expressão só é possível quando parecemos verdadeiramente com Ele.

- Quando adquirimos Sua semelhança, haveremos então de expressá-lo e teremos, por sua vez, Sua autoridade para dominar todas as coisas.

- O problema é que o “velho homem”, Adão, falhou diante de Deus. Por essa razão, Deus teve de criar um outro homem, “um novo homem”, em Cristo.

- Assim, do ponto de vista de Deus, existem apenas 2 homens neste universo: o velho homem e o novo homem. Todos, em Adão, pertencem àquele velho homem; e todos os que estão em Cristo pertencem ao novo homem. 

- O Novo Testamento diz em (Efésios 2:14-15) que “Cristo criou em Si mesmo um novo homem, a partir de dois povos: judeus e gentios. “Porque ele (Jesus) é a nossa paz, o qual de ambos (judeus e gentios) fez um; e, tendo derribado a parede de separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz…”

- Mais à frente, (no vers.16) nos é dito que esse único homem é o Corpo de Cristo. Sendo assim, podemos afirmar que este novo homem é um homem corporativo!

- Então, embora sejamos muitos (no Corpo de Cristo), somos um, corporativamente falando. Por isto é que precisamos ser edificados como um só. 

- Em (1 Coríntios 10:17) lemos: “Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão”

EXPRESSÃO CORPORATIVA DE DEUS

- Uma pergunta: Se Deus tem somente uma imagem e, sendo apenas uma a Sua imagem, Ele pode ter apenas uma expressão. Como isto pode acontecer se somos milhares e milhares de cristãos na terra?

- A resposta está no Seu Edifício! Precisamos ter o Seu Edifício.

- Antes de tudo, precisamos afirmar que é impossível a qualquer um individualmente expressar a Deus de maneira plena. Sendo assim, a expressão apropriada e adequada de Deus precisa ser corporativa, coordenada.

- Precisamos ser edificados com outros cristãos, em uma expressão corporativa, representando Deus. A verdade é que somos cristãos, mas não estamos realmente vinculados uns com os outros. 

- Somos membros do Corpo, mas não estamos bem encaixados. Somos bons materiais mas não estamos edificados juntos como o edifício de Deus. Precisamos habitar no Corpo.

- Jamais um cristão independente poderá ser uma expressão real e plena de Deus. Isto não é uma questão de doutrina e nem tampouco de espiritualidade etérea, é uma questão de realidade prática. Portanto, a única maneira de ser um cristão vitorioso é ser um cristão vinculado.

A INTENÇÃO DE DEUS COM REFERÊNCIA À TERRA

- Consideremos, agora, a quarta palavra chave mencionada em (Genesis 1): a Terra.Por quê Deus precisa dominá-la e subjugá-la? 

- Simplesmente porque nela se encontra o Seu inimigo rebelde Satanás. Todos os cristãos precisam proclamar a vitória agora, neste mundo, nesta terra, de que são realmente um. A Igreja precisa, localmente, ser expressa nesta terra.

- Então, onde quer que um grupo de cristãos se reúne testificando ser um em Cristo, o inimigo de Deus será, imediatamente envergonhado!

- O teste mais importante entre os filhos de Deus,hoje em dia, é sobre a questão da unidade. 
Conclusão: Precisamos estar bem claros quanto a estas duas coisas: 

1) a intenção de Deus em Sua criação é ter um vaso corporativo à Sua imagem, a fim de expressar-se de forma corporativa; 

2) e que esse vaso corporativo O represente nesta terra com Sua autoridade.


Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
23 de outubro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL