Qual A Intenção De Deus Ao Criar O Homem?




- 1a. Intenção: FAZER DO HOMEM UM VASO 

- (Genesis 2:7) “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” 

- Neste versículos, podemos constatar que o homem é composto de 3 partes: 1) um corpo físico (pó da terra)
2) fôlego de vida (soprado nas narinas do corpo)
3) alma vivente (isto é consequência da junção das duas outras partes)


Obs) A palavra hebráica para “fôlego” é traduzida como “espírito”

- Assim, este versículo menciona um corpo externamente, um espírito internamente e uma alma produzida pela junção do corpo com o espírito. Então, o homem consiste em espírito, alma e corpo. 

- Aliás, Paulo diz em (1Tess.5:23): “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

- É muito importante percebermos que Deus formou o homem como um vaso, um recipiente, e não como um instrumento para outra finalidade. 

- O homem foi criado, portanto, para ser um VASO ! E, neste VASO Ele soprou o fôlego de vida, ou seja, o espírito. 

- Uma pergunta: Qual é a função ou finalidade do espírito do homem?

- Para responder a esta pergunta usemos, como exemplo, a seguinte ilustração: um rádio transístor é uma caixa de plástico contendo um certo componente eletrônico que chamamos de receptor. Esse receptor dentro da caixa é capaz de contatar e receber as ondas elétricas do ar.

- Da mesma forma, o nosso espírito humano é o receptor para contatar e receber Deus em nós!

- Podemos dizer então que o desejo primordial de Deus é que O contatemos com o nosso espírito. 

- Então, quando soubermos utilizar o nosso “receptor interno” (isto é, o nosso espírito contatando Deus), não mais estaremos preocupados com a nossa “caixa” (ou seja, com o nosso corpo e a nossa alma)

- A verdade é que, hoje em dia, existem muitas “caixas” bonitas, mas, contudo, sem aquela música celestial. Ou seja, onde estão os cristãos que sabem exercitar o seu espírito para contatar Deus?.


Conclusão: O primeiro passo em direção ao objetivo de Deus, é a formação do homem como um vaso e colocar dentro deste um receptor, ou seja, um espírito, a fim de contatar Deus.

- 2a.Intenção: LEVAR O HOMEM A PARTICIPAR DA ÁRVORE DA VIDA

- (Genesis 2:8-9) “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boa para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim”.

- No tocante ao relacionamento de Deus com o homem, a terra é o centro do universo; o Jardim do Édem está no centro da terra; e a árvore da vida está no centro do Jardim. 

- Então, a intenção de Deus foi colocar o seu “vaso”, isto é, o homem, diante da árvore da vida. 

- Ou seja, o vaso precisa ser enchido pela água! Genesis 2 mostra um “esboço” de uma árvore com um pequeno homem vazio diante dela, tendo um receptor interno.

- Isto indica que Deus desejava que o homem fosse preenchido pela árvore da vida. Este fato é, mais tarde, confirmado pelos relatos do Novo Testamento que nos dizem que Jesus é a Vida, a Fonte de Água Viva e o Pão da Vida. A árvore da vida foi, então, apresentada ao homem em forma de alimento.

- Na verdade, temos de exercitar o nosso espírito para recebermos, diáriamente, Jesus como o nosso verdadeiro alimento. Precisamos comer da verdadeira comida. 

- De fato, todo o futuro de Adão dependia daquilo que ele comesse. Se ele comesse corretamente, ele viveria corretamente; mas, se comesse erradamente, certamente ele morreria.

UM RIO QUE FLUI PARA REGAR O JARDIM

- O terceiro passo em direção ao objetivo de Deus quando criou o homem diz respeito a um rio que sai do Éden para regar o jardim, dividindo-se em quatro braços. 

- Para confirmar isso, leiamos: (Genesis 2:10) “E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços”

- Podemos observar aqui que o rio saía para regar o jardim. E, este rio se tornava em quatro braços, fluindo para as quatro direções da terra.

- Este é, na verdade, um quadro interessante: uma árvore, um homem diante da árvore e um rio fluindo ao lado do homem. 

- Muito bem. A árvore da vida é para o alimento do homem. E, o rio é para regar a árvore que o homem fosse comer. 
- Pela experiência sabemos que quando nos alimentamos de Cristo como nossa vida, imediatamente, sentimos o fluir de algo interno a nos regar. Mas, se não nos alimentarmos de Cristo, logo nos tornaremos secos e murchos.

- O Evangelho de João nos informa que Jesus é o alimento da vida e também a água viva brotando contínuamente em nós. 

- (João 7: 37-39) diz o seguinte: “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado”. 

- Veja só. Desde que a árvore é uma “árvore de vida”, o rio também deve estar relacionado à vida. 

- Aliás, vemos em (Apocalipse 22:1-2) “um rio de vida fluindo” e “uma árvore da vida crescendo”. 

- Leiamos o texto: “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos,(doze é o número representativo da Igreja de Jesus) dando o seu fruto de mês em mês , e as folhas da árvore são para a cura dos povos”.

- Enfim, a graça de Deus chega até nós em forma de um rio, que flui sem cessar proveniente do Trono de Deus. Ou seja, a graça de Deus vem até o homem para que este receba Deus como vida, que ele mate a sua sêde, que tenha refrigério, cresça e regozije-se em Deus.

- Vejamos, mais alguns textos referentes a esse “rio de vida”:

- (Exodo 17:1-6) “Tendo partido toda a congregação dos filhos de Israel do deserto de Sim, fazendo suas paradas, segundo o mandamento do Senhor, acamparam-se em Refidim; e não havia ali água para o povo beber. Contendeu, pois o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber.” 

“Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao senhor? Tendo aí o povo sede de água, murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matar de sede, a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos? Então, clamou Moisés ao Senhor: Que farei a este povo? Só lhe resta apedrejar-me.” 

“Respondeu o Senhor a Moisés: Passa adiante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel, leva contigo em mão o bordão com que feriste o rio e vai. Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel”.

- Aliás, com relação a este texto acima, Paulo fez o seguinte comentário em (1 Coríntios 10: 1- 4) “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo”. 

- Muito bem. A “árvore da vida” (Deus) e o “rio fluindo” (a graça de Deus”) indicam isto: toda vez que “comemos e bebemos de Jesus” como alimento para dentro de nós, este alimento nos trará a vida divina; uma vida que nos regará e fluirá dentro nós.

- Consequentemente, este rio fluindo para dentro de nós, operará muitas coisas. 

- Em nossa vida física precisamos beber muita água para mantermos a circulação do sangue, pois, a corrente do nosso corpo depende da água.

- De semelhante modo, diáriamente, precisamos tomar a “água da vida” (Jesus) para mantermos a “corrente da vida divina dentro de nós”. Isso nos dá a “circulação espiritual” da vida divina.

- QUE O SENHOR JESUS NOS ENCHA COM A SUA VIDA, PARA QUE POSSAMOS EXPRESSÁ-LO ATRAVÉS DA NOSSA ALMA!


Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
24 de outubro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL