Porque Davi Foi Um Homem Segundo O Coração De Deus ? - Parte 4 CONCLUSÃO FINAL



RESPOSTA: PORQUE DAVI QUERIA “CONSTRUIR UMA CASA PARA DEUS”

- Muito bem. O que temos falado durante os três últimos “Café Espiritual” a respeito de Davi, é que “este homem segundo o coração de Deus” era um homem de visão, de ardor e de muita paixão por Deus.

- Seu desejo era que a presença de Deus estivesse junto com Ele. Por isso é que ele trouxe a “arca” para perto da sua casa. Ou seja, o propósito de Davi era edificar uma casa para Deus!

- Muito bem. Em (1Cronicas 17:1-15) encontramos a história de como Davi queria fazer uma casa para Deus, e como Deus respondeu a este pedido.

- “Sucedeu que, habitando Davi em sua própria casa, disse ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedros, mas a arca da Aliança do Senhor se acha numa tenda. Então, Natã disse a Davi: Faze tudo quanto está no teu coração, porque Deus é contigo. Porém, naquela mesma noite, veio a palavra do Senhor a Natã, dizendo: Vai e dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Tu não edificarás casa para minha habitação; porque em casa nenhuma habitei, desde o dia que fiz subir a Israel até ao dia de hoje; mas tenho andado de tenda em tenda, de tabernáculo em tabernáculo. Em todo lugar em que andei com todo o Israel, falei, acaso, alguma palavra com algum dos seus juízes, a quem mandei apascentar o meu povo, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro? Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tomei-te da malhada e de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo Israel. E fui contigo, por onde quer que andaste, eliminei os teus inimigos de diante de ti e fiz grande o teu nome, como só os grandes têm na terra. Prepararei lugar para o meu povo de Israel e o plantarei para que habite no seu lugar e não mais seja perturbado; e jamais os filhos da perversidade o oprimam, como dantes, desde o dia em que mandei houvesse juízes sobre o meu povo de Israel; porém abati todos os teus inimigos e também te fiz saber que o Senhor te edificaria uma casa. Há de ser que, quando teus dias se cumprirem, e tiveres de ir para junto de teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que será dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino. Esse me edificará casa; e eu estabelecerei o seu trono para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; a minha misericórdia não apartarei dele, como a retirei daquele que foi antes de ti. Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será estabelecido para sempre. Segundo todas estas palavras e conforme esta visão, assim falou Natã a Davi.”


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL







- Veja só. Na primeira parte da resposta de Deus a Daví sobre edificar uma casa para Ele, Deus está mostrando que é impossível o homem edificar uma casa para Deus, apesar de Deus ter gostado muito desta atitude de Davi. (vers.4)

- Já, na segunda parte da resposta, Deus inverte o quadro e promete fazer uma casa para Davi. Esta casa seria, na verdade, a “sua descendência” que sentaria no trono de Davi para sempre. (vers. 11,12).

- Então, Davi queria com todas as suas forças edificar uma casa para Deus, pois, seu desejo era que Deus habitasse com o seu povo.
- Na verdade, Deus ficou tão comovido com esta atitude, que Ele prometeu fazer uma casa para Davi.

- Em suma, podemos resumir isto, da seguinte maneira: Davi queria fazer uma casa para Deus. Deus falou que era impossível. Todavia, Deus faria uma casa para Davi. E, a casa que Deus fez para Davi é que seria a casa para Deus!

- Ou seja, o homem não pode edificar uma casa para Deus, mas, ao mesmo tempo, não é impossível Deus usar o homem para edificar a sua casa.

- Outra coisa. Na verdade, Deus não está interessado numa casa em si, mas o que Ele deseja é ter comunhão com o homem! Então, sem a aliança de comunhão, o homem não pode edificar uma casa para Deus.

- Todavia, antes de haver uma “casa de comunhão”, o homem precisa desenvolver uma comunhão com Deus. Segundo a Bíblia, Salomão, filho de Davi, foi quem cumpriu de forma visível esta aliança de Deus.

- No entanto, sabemos que Jesus é que é o verdadeiro descendente de Davi que cumpriu a promessa de sentar-se para sempre no trono de Davi. É Ele quem edificará a casa permanente para Deus.

- Assim como Davi, nós também somos incapazes de edificar uma casa para Deus. Contudo, a chave é ter a atitude de Davi. Ele queria agradar a Deus, e queria que Deus habitasse com ele para sempre.

- A verdade é que Deus está procurando pessoas que queiram agradá-LO, acima de tudo! Ele procura pessoas que tenham o “coração de Davi”, ou seja, pessoas que não estão acomodadas vivendo somente para si mesmas.

- O Senhor está procurando um povo com o “coração profético” que tenha ardor pela Casa de Deus.

1) A CIDADE

- Já mencionamos o fato de que o primeiro ato de Davi como rei de Israel foi tomar a cidade de Jerusalém, e fazer dela sua sede de governo.

- Lemos em (1Cronicas 11:4-9) este fato: “Partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus, porque ali estavam os jebuseus que habitavam naquela terra. Disseram os moradores de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi. Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e comandante. Então, Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro e foi feito chefe. Assim, habitou Davi na fortaleza, pelo que se chamou a Cidade de Davi. E foi edificando a cidade em redor, desde Milo, completando o circuito; e Joabe renovouo resto da cidade. Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o Senhor dos Exércitos era com ele”. (Ler também 2 Samuel 5:6-10)

- Desde então, “Jerusalém” passou a representar “Israel”, como sua capital e como o lugar sagrado, onde todo verdadeiro judeu prestava culto a Deus.

- A partir de então, três vezes por ano, todos os do sexo masculino deveriam apresentar-se perante Deus.

- Lemos em (Deuteronomio 16:16) o seguinte: “Três vezes no ano, todo varão entre ti aparecerá perante o Senhor, teu Deus, no lugar que escolher, na Festa dos Pães Asmos, e na Festa das Semanas, e na Festa dos Tabernáculos; porém não aparecerá de mãos vazias perante o Senhor;’’

- Como vimos, no plano do Senhor, este lugar seria um “ponto de união” de toda a nação de Israel. Então, o culto a Deus não ficaria disperso e não se afastaria do padrão original.

- A partir de Davi, vemos que realmente Deus achou em Jerusalém o lugar para colocar o seu nome. Pois, a “Cidade de Davi” passou também a ser chamada a “Cidade de Deus”.

- Vemos aqui algo interessante. Deus não escolheu um lugar geográfico por algum motivo especial para ali colocar Seu nome. Davi, porém, escolheu Jerusalém.

- Por causa de seu coração responsivo à Deus, Jerusalém passou então a ser chamada a Cidade de Deus.

- O (Salmo 132: 1 – 8) mostra claramente esta verdade. Leiamos, então:

- “Lembra-te, Senhor, a favor de Davi, de todas as suas provações; de como jurou ao Senhor e fez votos ao Poderoso de Jacó: Não entrarei na tenda em que moro, nem subirei ao leito em que repouso, não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, até que eu encontre lugar para o Senhor, morada para o Poderoso de Jacó. Ouvimos dizer que a arca se achava em Efrata e a encontramos no campo de Jaar. Entremos na sua morada, adoremos ante o estrado de seus pés. Levanta-te, Senhor, entra no lugar do teu repouso, tu e a tua arca de tua fortaleza”.





Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
01 de outubro de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL