Babel E Sodoma x A Tenda De Abraão



“BABEL E SODOMA” versus “A TENDA DE ABRAÃO”

- Muito bem. Logo após o dilúvio, os descendentes de Noé esqueçeram de viver numa tenda com um altar. Ao invés disso, eles uniram-se e começaram a edificar uma cidade denominada “Babel”.

- (Genesis 11: 3 - 4) “E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos, e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhe de pedra, e o betume de argamassa. Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade, e uma torre cujo topo chegue até aos céus, e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra”.

- Note o seguinte, aquelas pessoas caídas edificaram uma cidade com barro, palha e tijolo ao invés de pedra. Aliás, esses são exatamente os materiais usados, mais tarde, por faraó no Egito.

- Na verdade, pedra é criação de Deus! Enquanto que tijolo é produto de mãos humanas. Então, o que “Deus edifica” é sempre feito de pedra, ao passo que o que “satanás edifica” é sempre feito de tijolos, ou seja, é “obra de mãos humanas”.

- Então, a Torre de Babel é uma demonstração do homem caído em realizar algo em oposição a Deus. 

- Pois, aqueles construtores caídos, portadores do mesmo caráter de Caim só queriam uma coisa: “tornar célebre os seus nomes!”. Eles não queriam tornar célebre o nome de Deus! “

- Muito bem. Da mesma forma, os construtores humanos sempre buscam engrandecer seus próprios nomes!

- (Genesis 11:5-9) diz: ”Então, desceu o Senhor para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; e o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem do outro. Destarte, o Senhor os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade. Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra e dali o Senhor os dispersou por toda a superfície dela”.

- Interessante, o povo daquela cidade era um, pois só tinham uma só lingua. Eles estavam edificados, não à maneira de Deus. Por isso o Senhor desceu e confundiu sua linguagem. 

- A partir daí, o nome daquela cidade chamou-se “Babel”, porque o Senhor confundiu a sua linguagem. Ou seja, “Babel” significa “confusão”.

- A palavra hebráica “Babel”, no grego é “Babilônia”. Ou seja, ambas tem o mesmo significado. Aliás, Babel foi a fonte, o princípio da Babilônia.

- Vejamos, agora, o edifício de Deus constrastando com essa cidade construída pelo homem caído. 

- Muito bem. Deus chamou um homem chamado Abraão, para sair fora desta cidade Babel. Observe o que Abraão fez. Ele não construiu uma outra cidade chamando-a pelo seu nome. Não!

- E, nem tampouco edificou uma cidade em nome de Deus. Na verdade, Deus o conduziu a um lugar chamado Canaã e ali ordenou que ele erigisse um altar. Abraão obedeceu, erguendo um altar e armando uma tenda onde pudesse habitar. 

- Mais uma vez, notamos a tenda com um altar em contraste com uma cidade edificada pelo homem caído. 

- De fato, Deus novamente restaurou a vida de seu “edifício”, pois os filhos de Noé a tinham perdido. Mas Deus restaurou Seu edifício com o chamamento de Abraão.

- Veja bem. É importante observar que Abraão, na terra de Canaã, ainda estava em posição perigosa, pois, de um lado estava a cidade de Babel; de outro lado, a cidade de Sodoma.

- Na verdade, Abraão foi separado de Babel e também protegido de Sodoma. Todavia, seu sobrinho Ló foi para Sodoma. 

- Sabemos que a História revela que Babel foi primordialmente uma cidade de idolatria. Mas, Sodoma foi uma cidade de pecado.

- Se aplicarmos esta verdade hoje, espiritualmente falando, diríamos que muitas pessoas acham fácil estar separadas da “cidade da idolatria”, entretanto, lhes é muito difícil saírem da “cidade do pecado”

- Vejamos, o que a bíblia fala a respeito: (2 Pedro 2:4-8) “Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; e não poupou o mundo antigo,mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;” .

- “e reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as `a ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver ímpiamente ; e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados (porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles)” 

- Queridos! Precisamos observar estes contrastes! Pois Abraão viveu numa tenda, em contraste com a Cidade de Babel! Depois, continuou vivendo na mesma tenda, em oposição `a Cidade de Sodoma.

- Se continuarmos a estudar o texto, veremos que Abraão também treinou seu filho Isaque a viver em tendas, conforme o texto de (Genesis 24:67). E, mais adiante, em (Genesis 26:25) Isaque é visto, novamente, em idade adulta, armando sua tenda no vale de Gerar.

- Tudo isso é muito significativo, pois o neto de Abraão, Jacó, também habitou numa tenda (Genesis 25:27).

- Então, essas três gerações: Abraão, Isaque e Jacó habitaram numa tenda, e não numa cidade qualquer. Todavida, Deus é chamado, em toda a bíblia de “Deus de Abraão, Isaque e Jacó”

- Conclusão: Espiritualmente falando, podemos dizer que estes homens viveram no “edifício de Deus” e não no “edifício da raça humana caída”.

- Que o Senhor possa nos esclarecer como devemos viver hoje, para o Seu louvor e para a Sua glória!



Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
31 de outubro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL