Fuja Da Fornicação – ADVERTÊNCIAS FINAIS - PARTE 4 CONCLUSÃO



- Através do Antigo e do Novo Testamento, homens de Deus têm sido avisados pela Palavra e pelo exemplo, que devemos evitar a transigência moral. O Livro de Provérbios repete a mensagem: “O homem que brinca com o pecado sexual é um tolo, carente de juízo”.
Veja bem:


Os filhos do sacerdote Eli trouxeram o julgamento de Deus sobre si mesmos ao pecarem com as mulheres que serviam às portas do Tabernáculo.
Sansão fracassou e desperdiçou sua vida por causa de fornicar com Dalila.


Daví, embora fosse um homem querido do coração de Deus, sofreu por toda a sua vida por causa do adultério com Betesebá.


- Até mesmo Salomão, o mesmo que escreveu os Provérbios, onde nos previniu das consequências penosas do adultério e da fornicação, perdeu o favor de Deus por causa da sua imoralidade.


- Assim mesmo, apesar de tudo isto, muitos líderes e membros de igrejas fracassam por se entregarem à luxúria da carne. Mas isto não precisa acontecer com você.


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL








- Na verdade, há várias coisas que se pode fazer para garantir a sua proteção contra este pecado que destrói homens de Deus que são incautos.


- Já falamos da necessidade de amar a esposa. Pois isto constrói o alicerce da nossa fortaleza contra este pecado grave. Todavia, existem outros materiais com os quais podemos construir muralhas.
TRÊS ADVERTÊNCIAS FINAIS


1a. ADVERTÊNCIA: Decida-se firmemente a não cometer fornicação ou adultério. Comprometa consigo mesmo manter-se puro no serviço de Deus. Os que estudam psicologia afirmam que uma vez que um homem tenha tomado uma decisão firme a respeito de alguma coisa, ele nunca mudará de idéia!


- A Bíblia fala a este respeito, quando menciona “arrependimento para a salvação que a ninguém traz pesar” (2Coríntios 7:10).


- Ou seja, uma vez que tomamos a decisão firme de repudiar o pecado a ponto de não mudar de idéia, nesta hora, assumimos um “arrependimento para a salvação”.


- Muitos acreditam que o adultério e a fornicação são pecados com os quais não se deve facilitar, mas muitas vezes reservamos um cantinho de nossa mente para brincar com a idéia. Isto é, não expulsamos totalmente o pensamento de nossas mentes, nem rechaçamos satanás quando ele nos traz tal sugestão.


2a. ADVERTÊNCIA: Tome positiva e firmemente a decisão de não dar guarida a pensamentos relativos à impureza moral. A bíblia diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração (mente), porque dele procedem as fontes da vida”


- Então, não somente devemos resolver mantermo-nos puros, mas também precisamos “colocar uma sentinela” na entrada da nossa mente para manter fora os pensamentos impuros.


- Diz o ditado que “você não pode impedir que os pássaros voem por cima da sua cabeça, mas você pode impedi-los de fazerem ninhos no seu cabelo”.


- Ora, se o inimigo plantar um pensamento impuro em sua mente, rejeite-o imediatamente. Não permita que a sua mente se torne a lata de lixo do diabo. Os homens de Deus, muitas vezes, são assediados por pensamentos impuros, mas precisam lidar com eles imediatamente, se pretendem continuar puros. Como homem que tem o compromisso de servir a Deus, você não pode permitir-se dar guarida a pensamentos impuros.


- Na verdade, estes pensamentos podem entrar na sua mente sem serem convidados, contudo, você precisa expulsá-los como o faria com um ladrão ou assassino.


- “Porque do coração (mente) do homem procedem… adultérios … prostituição… são estas coisas que contaminam o homem”. (Mateus 15:19,20)
- Portanto, se você não está disposto a tomar este compromisso, e não decidir de uma vez por todas a “fugir da impureza” , não trabalhe para o Senhor. Faça o que quiser, mas deixe o ministério.


3a. ADVERTÊNCIA: O homem de Deus que deseja ficar protegido deve “abster-se de toda a forma de mal” (1Tessalonicenses 5:22).


- Ou seja, não podemos nos permitir correr o risco de ficarmos envolvidos em atividades ou ficar em lugares onde o mal costuma ser encontrado.


- Alguns cristãos acham que por causa da sua fé em Jesus, estão imunes à 
tentação sexual. Isto é simplesmente tolice! Somos instruídos para resistir ao diabo, mas fugir da impureza. Veja o que diz (1 Coríntios 6:18):


- “FUGI DA IMPUREZA. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo”


- Temos autoridade sobre toda espécie de espíritos malígnos, e os demônios estão sujeitos àqueles que andam no poder dinâmico do Espírito Santo. Mas Deus deu instruções claras quando se trata da tentação sexual: devemos fugir dela!


- José, do Egito, é um exemplo da maneira pela qual Deus quer que lidemos com a tentação sexual. Ou seja, Quando a mulher de Potifar tentou seduzir a José para que este cometesse adultério com ela, diz a Bíblia que ele se virou e fugiu da presença dela, deixando as vestes na mão dela (Genesis 39;12). Este é, portanto, o modo pelo qual devemos agir!


- Fugir da impureza não consiste somente em corrermos de tentativas óbvias de seduzir-nos. Significa também que devemos resguardar-nos de situações que possam levar à tentação sexual.


- Então, para aqueles que estão à frente de um ministério cristão, isto inclui, principalmente, àquelas situações em que estamos aconselhando pessoas do sexo oposto.


- Como precaução, nunca devemos ficar sozinhos com pessoas do sexo oposto. Onde quer que estejamos, devemos estar acompanhados pela esposa ou por um membro de nossa equipe do sexo masculino.


- Então, quando você estiver aconselhando pessoas do sexo oposto, sempre tenha alguém perto. Nunca fique em situações de privacidade. Mantenha a porta do aposento aberta, ou use salas de aconselhamento com janelas, através das quais, outras pessoas da equipe pastoral possam observá-lo. Enfim, torne impossível que o pecado aconteça, e não acontecerá.


- Paulo diz “e nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupiscências” (Romanos 13:14).


- Isto significa não fazer nada, nem ficar em lugar algum onde a sua natureza carnal seja estimulada e tenha a oportunidade de assumir o controle de suas ações.


- Na verdade, foi Deus quem colocou em nós um poderoso instinto de reprodução. Por outro lado, foi Ele também que criou um relacionamento único, no qual este instinto pode e deve ser controlado apropriadamente.


- Na verdade, é uma tolice colocarmo-nos em situações em que este instinto possa ser transformado em chamas, que não mais possam ser apagadas. Se você brincar com este fogo, pode ter certeza de que acabará se queimando…e gravemente.


FINALMENTE, precisamos compreender que todo homem e toda mulher sofrem as mesmas tentações que nós. Se não fosse assim, não seriam tão frequentes e disseminados os fracassos nesta área.


- Como ministro, você frequentemente ficará desanimado com o seu trabalho. Mas, se não tomar cuidado, acabará achando que ninguém mais sofre dos mesmos problemas que você. Isto é uma mentira do diabo. Seja esperto e precavenha-se.


- Deixe que Deus o conduza à um irmão (se for mulher, à uma irmã) em quem possa confiar, e cheguem a um entendimento para ajudarem-se mútuamente nesta batalha.


- A bíblia diz que dois são melhores do que um. Jesus confirmou isto enviando seus apóstolos, dois a dois. Então, ter alguém que possa ajudá-lo quando estiver num momento de fraqueza, é uma proteção maravilhosa, especialmente numa área como esta em que todos nós temos momentos de fraqueza.
UM PEQUENO RESUMO


- O fracasso através do pecado sexual poderá destruir seu ministério, deixando uma cicatriz duradoura em sua alma. Lembre-se: Embora muitos caiam por causa deste pecado, você não precisa fazê-lo.


- Vejamos, novamente as medidas que podem ser tomadas para resguardar-se contra este dardo inflamado do maligno:


- Em primeiro lugar, lembre-se de que a raiz da maioria dos fracassos sexuais é a insegurança no seu casamento. Cuide da sua vida doméstica e aprenda a amar sua esposa como Cristo amou a Igreja. Não se esqueça que você prometeu amá-la pelo resto da vida. Ela não o esquecerá!


- Em segundo lugar, decida-se, agora mesmo, que nunca facilitará com a impureza moral. Não permita que pensamentos imorais ou transigência moral penetrem na sua mente. Se entrarem, não deixe que permaneçam lá dentro.


- Em terceiro lugar, evite situações em que está sujeito a ser tentado. Precavenha-se contra as ciladas de satanás. Não deixe que ele se aproveite de você durante sessões de aconselhamento, ou em ocasiões em que você lida extensamente com pessoas do sexo oposto. Não tenha medo destas ocasiões, mas use de sabedoria.


- Em quarto lugar, faça de um bom amigo – alguém que você ama e respeita – o seu confidente para que possa conversar com ele quando tiver dificuldades nesta área de sua vida. Se você está enfrentando situações, procure-o para oração e apoio. É tolice enfrentar estas situações sozinho.


CONCLUSÃO FINAL


- Faça agora mesmo esta oração, e tome a decisão de manter suas mãos limpas e seu coração puro no serviço do nosso Rei:
“Querido Senhor Jesus, eu sei que me chamaste para o ministério e queres que eu me mantenha puro. Eu Te louvo e Te agradeço porque foste tentado de todas as maneiras – até mesmo da mesma forma que eu estou sendo tentado 


– mas não pecaste. Quando me pediste que me abstivesse da luxúria da carne e dos desvios sexuais, não foi porque quisesses negar-me a alegria e satisfação na vida. Mas, sim, porque queres que eu tenha uma vida verdadeiramente abundante. Por isso, recebo a Tua força e a tua retidão para caminhar na pureza. Não facilitarei com a impureza sexual. Fugirei de toda espécie de pecado moral. Por tua força e Teu poder, rejeitarei qualquer pensamento ou sugestão de imoralidade. Escolho caminhar em Teu poder e ficar livre das cicatrizes que provêm da fornicação.Amém!




Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
12 de setembro de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL