O REI SAUL E A MEDIUM DE EN-DOR




- Muito bem. Como falamos no “Café Espiritual” de ontem, cujo tema foi “O que é adivinhação”, falamos que adivinhação é: a prática de prever acontecimentos futuros, desvendar o passado, fazer presságios (ou seja, fazer previsão, fazer prognósticos) e, por último, adivinhação é solucionar problemas obscuros.

- Na verdade, Deus proíbe a prática de toda e qualquer forma de adivinhação. Como vimos ontem, são inúmeras as advertências a que o povo de Deus, desde os tempos do Velho Testamento, não procure adivinhos e nem pratique qualquer forma de adivinhação. (Ler os textos: Oséias 4:12; Isaías 47: 13; Deut.4: 19 e Deut. 18: 11).

- Para reforçar esta verdade, mostraremos, hoje, mais algumas passagens bíblicas que proíbem a prática de adivinhação:

- (Levítico 19:26) “Não comereis coisa alguma com sangue; não agourareis (ou seja, agoureiro é aquele que prediz desgraça, más notícias, enfim, que ameaça com desgraça), nem adivinhareis”.’

- Passemos agora, então, a falar de um texto bíblico muito interessante que está em (1 Samuel 28:3-12), onde iremos analisá-lo com detalhes bem relevantes:

- “Já Samuel era morto, e todo o Israel o tinha chorado e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; Saul havia desterrado os médiuns e os adivinhos. Ajuntaram-se os filisteus e vieram acampar-se em Suném; ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa. Vendo Saul o acampamento dos filisteus, foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração. Consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Então disse Saul aos seus servos: Apontai-me uma mulher que seja médium, para que me encontre com ela e a consulte. Disseram-lhe os seus servos: Há um mulher em En-Dor que é médium. Saul disfarçou-se, vestiu outras roupas e se foi, e com ele, dois homens, e, de noite, chegaram à mulher; e lhe disse: Peço-te que me adivinhes pela necromancia e me faças subir aquele que eu te disser. Respondeu-lhe a mulher: Bem sabes o que fez Saul, como eliminou da terra os médiuns e adivinhos; por que, pois, me armas cilada à minha vida, para me matares? Então, Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Tão certo como vive o Senhor, nenhum castigo te sobrevirá por isso. Então, lhe disse a mulher: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel. Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher disse a Saul: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul.”.Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês? Então a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que sobe da terra. Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se o rosto em terra e se prostrou.”

- Algumas considerações importantes sobre o texto acima:

1) O que houve, na verdade, nesse episódio “mediunico” ou foi uma farsa praticada pela mulher, ou foi uma manifestação demoníaca. Provavelmente as duas coisas aconteceram.

2) Ora, aquela mulher era, naturalmente, treinada na arte de enganar as pessoas que a procuravam. Aliás, uma pessoa nervosa, quase em pânico, não é difícil de se influenciar e enganar.

3) Por outro lado, se houve uma manifestação demoníaca, não é de se espantar, pois, segundo a Bíblia, satanás pode se transfigurar em anjo de luz para enganar as pessoas (2Coríntios11:14)

4) As razões pelas quais afirmamos que houve fraude ou manifestação demoníaca, e não “comunicação com o mundo dos mortos”, são as seguintes:

a) Saul já tinha perdido a graça de Deus há algum tempo. Anteriormente ele quisera consultar a Deus, e o Senhor não lhe respondera, em virtude de sua constante rebeldia.

- Aliás, algum tempo antes, Saul era sempre acometido de alucinações, atormentado por um demonio; ele só encontrava alívio quando Daví vinha e tocava harpa. 

- Então, uma pessoa sem a graça e a unção de Deus, torna-se uma personalidade em deteriorização, ficando com a mente confusa pelo horror que lhe causava o inimigo. Sem dúvida alguma, esta pessoa é fácilmente enganada por qualquer “mulher médium”.

b) Outra coisa. Aquela “mulher mediúnica” declarou que viu um vulto de um ancião, um deus, envolto numa capa (1Samuel 28:13-14). Por isso, Saul entendeu que era Samuel. Ele não viu Samuel.

- Afinal, sua mente desesperada e confusa, e seu espírito em pânico, estava entregue ao domínio mental daquela feiticeira para crer em tudo o que ela insinuasse.

- Por outro lado também, aquela “bruxa” conhecia as características de Samuel, o que poderia produzir na mente de Saul suas palavras, levando a pensar que era realmente Samuel.

c) A “profecia” da feitiçeira enganosa consistiu apenas de generalidades. Falando ela como se fosse Samuel, disse a Saul que ele morreria nas mãos dos filisteus, e que Israel seria por eles derrotado.

d) Não podemos, siquer, aceitar o fato de que Samuel, enquanto vivo, homem santo, leal e temente a Deus, depois de morto pudesse prestar-se a obedecer a uma mulher abominável aos olhos do Senhor para a realização de uma prática proibida e abominável por Deus! Isto não faz sentido algum!

e) Outra coisa. Não se pode conceber que Deus tenha proibido a feitiçaria e a consulta aos mortos, e depois, Ele próprio concordasse em permitir que aquela feiticeira trouxesse o espírito de Samuel para falar com Saul. Deus estaria sendo incoerente. Aliás, (Tiago 1:17) diz que em “Deus não há sombra de variação”.

f) Diante destas considerações, temos de admitir que neste episódio “mediúnico entre Saul e a feitiçeira de En-Dor”, houve tão somente fraude ou manifestação demoníaca, ou ambas as coisas.

- (1 Cronicas 10:13-14) diz: “Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante e não o Senhor, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé”.

- Conclusão: Não podemos praticar a adivinhação porque Deus é o nosso governador e guia, e não os astros, “espíritos de mortos”, cartas, búzios, varinhas mágicas, etc.

- Portanto, se buscarmos e aceitarmos qualquer prática de adivinhação, estaremos buscando conhecer a verdade fora da inspiração do Espírito Santo. Pois somente Ele é que pode confirmar em nossos corações aquilo que é divino.

- Na verdade, temos de tomar muito cuidado, pois, satanás, o pai da mentira e, como tal, pode até produzir através de “espíritos adivinhadores” sinais, prodígios e maravilhas.


Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –
18 de junho 2013


NOSSO MINISTÉRIO

É APOIAR 

O SEU MINISTÉRIO !