Tema: PARTE – 05 A IGREJA É O “DESCANSO SABÁTICO” HOJE E NO MILÊNIO Série: HOJE É TEMPO DE SE PREPARAR PARA O FIM DOS TEMPOS E A SEGUNDA VINDA DE JESUS


Tema: PARTE – 05 A IGREJA É O “DESCANSO SABÁTICO” HOJE E NO MILÊNIO
Série: HOJE É TEMPO DE SE PREPARAR PARA O FIM DOS TEMPOS E A SEGUNDA VINDA DE JESUS

- Veja bem. A IGREJA DE JESUS CRISTO É O FATOR PRINCIPAL DE TODA SUA ECONOMIA!
- Ou seja. A IGREJA, PARA DEUS, É A COISA MAIS IMPORTANTE DE TODO O UNIVERSO!

- Muito bem. Para comprovar isso, vamos ler (Hebreus 2:12) onde veremos que a IGREJA é mencionada:

“A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da CONGREGAÇÃO”(ou seja, no meio da IGREJA).

- Continuando um pouco mais adiante, em (Hebreus 3: 1- 6), temos a menção sobre a “CASA de DEUS”, da qual o FILHO (JESUS) cuida muito bem dela, sendo Ele superior a Moisés”.

- Nos (vers. 5-6) lemos o seguinte:
“E MOISÉS era FIEL, em toda a CASA de DEUS, como SERVO, para testemunho das coisas que haviam de ser anunciadas; CRISTO, porém, como FILHO, em SUA CASA; A QUAL SOMOS NÓS, se guardarmos firme, até o fim, a ousadia e a exultação da esperança”.

- Ora, depois de mencionar sobre estes dois assuntos, o escritor fala, no (capítulo 4), do “DESCANSO” que NOS RESTA, exortando-nos que nos esforcemos, para entrar neste DESCANSO”. 

- Leiamos, então, o (vers. 11) :
“ESFORCEMO-NOS, pois, por ENTRAR naquele DESCANSO, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência”.

- Ou seja. A VIDA da IGREJA é o DESCANSO SABÁTICO hoje. Por esta razão, é que devemos nos ESFORÇAR para entrar NELA e, uma vez que tenhamos entrado, não devemos deixá-la nunca.

- Na verdade, o DESCANSO de DEUS, é uma COMPOSIÇÃO VIVA de TODOS os IRMÃOS JUNTOS, VIVENDO a VIDA da IGREJA, em TODOS os seus ASPECTOS.

- Muito bem. Resumindo tudo o que falamos até agora nos QUATRO ESTUDOS ANTERIORES, vimos que esse assunto do “DESCANSO SABÁTICO”, desenvolveu-se de maneira progressiva.

- Ou seja, em (Gênesis 2) vimos que o “PRIMEIRO SÁBADO de DEUS” aconteceu, imediatamente APÓS ter ELE CRIADO o HOMEM à Sua imagem e semelhança, a fim de expressá-lo e representá-lo sobre a Terra. Contudo, o HOMEM FALHOU em sua MISSÃO de REPRESENTAR DEUS.


- Depois, em (1Reis 8), temos o “SEGUNDO SÁBADO de DEUS,” que foi com os FILHOS de ISRAEL, quando estes ENTRARAM na “TERRA de CANAÃ, ” e ali “EDIFICARAM um TEMPLO” ao SENHOR, onde foi enchido com a SUA GLÓRIA.
- Então, neste TEMPLO, DEUS teve um “SEGUNDO SÁBADO” onde ELE podia ser expresso e representado através dos filhos de Israel. Todavia, depois de algum tempo, ISRAEL deixou também de REPRESENTAR e EXPRESSAR o SENHOR. 

- Por último, vimos que o “TERCEIRO SÁBADO de DEUS” INICIOU-SE quando o SENHOR JESUS veio a este mundo. E, através de sua morte e ressurreição, ELE transformou-se no “Espírito Santo de Vida”.
- Então, alguns dias depois, na Festa de Pentecostes, lemos em (Atos 2), que a glória de Deus “encheu o Templo”, ou seja, encheu os homens e, a partir daí, originou-se a igreja de Jesus Cristo. 


- Obs.) Veja bem. Os “DOIS PRIMEIROS SÁBADOS de DEUS” – ou seja, o primeiro deles foi DEPOIS da CRIAÇÃO do HOMEM e, o SEGUNDO, por ocasião da EDIFICAÇÃO do TEMPLO em CANAÃ – eram apenas “FIGURAS do SÁBADO” . E NÃO a REALIDADE do SÁBADO”.

- Mas, o “SÁBADO VERDADEIRO” que DEUS obteve na Terra foi, somente, a PARTIR da “EDIFICAÇÃO da IGREJA de JESUS”, do qual ELE é o CABEÇA” e o “EDIFICADOR” da mesma.

- Portanto, a IGREJA de JESUS NÃO É uma “FIGURA do SÁBADO”, mas, ELA É a REALIDADE do SÁBADO de DEUS!
- Então, a VIDA da IGREJA é um “SÁBADO de DESCANSO para DEUS”.


- Importante: Embora a “VIDA da IGREJA” seja um “DESCANSO para DEUS”, ela ainda NÃO É um “SÁBADO MADURO” para o SENHOR.

- Veja bem. A VIDA da IGREJA é BOA, mas NÃO É totalmente PLENA e MADURA.

- A VIDA da IGREJA é maravilhosa, no que diz respeito à “SEMENTE”. Contudo, ainda não chegamos à “COLHEITA”.
- Sem dúvida alguma há um DESCANSO para DEUS hoje na vida da igreja . Mas, esse sábado ainda não está completo, perfeito e maduro. 


- Na verdade, ainda haverá um outro ESTÁGIO do SÁBADO. E isso será por OCASIÃO da COLHEITA, que só OCORRERÁ quando JESUS VOLTAR novamente!

- Veja bem. Na verdade, existe um período de CRESCIMENTO entre a SEMENTE e a COLHEITA, no que diz respeito à VIDA de DEUS na IGREJA como um SÁBADO de DESCANSO para ELE.

- Uma pergunta importante: Será que você estará “maduro” quando vier a “colheita” ?

- De fato, em (1 Coríntios 3) vemos a figura de uma “LAVOURA”, com relação ao CRESCIMENTO da VIDA de DEUS nos seus MEMBROS. 

- Contudo, em (Apocalipse 14), vemos a “COLHEITA da IGREJA” sendo CEIFADA, conforme os (vers. 14-16).

- Leiamos, portanto esses dois textos, a seguir:

- (1 Cor.3: 6- 9): “ Eu (Paulo) plantei, Apolo regou; mas o CRESCIMENTO veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o CRESCIMENTO. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um RECEBERÁ o seu GALARDÃO, segundo o seu próprio trabalho. Porque de Deus somos cooperadores; LAVOURA de DEUS, edifício de Deus sois vós”.

- Obs.) Na verdade, a IGREJA de CORINTO, não tinha muito CRESCIMENTO na VIDA de DEUS. Pois eles haviam “CRESCIDO” de maneira errada, ou seja, eles estavam sendo influenciados pela cultura grega com suas filosofias, como também influenciados pelos rituais do Judaísmo com suas regras, mandamentos e tradições humanas.

- Outra coisa. A IGREJA é comparada à “LAVOURA de DEUS”. E, como tal, ela precisa crescer na vida de Deus em cada um de seus membros, e não em dogmas, rituais ou filosofia.

- O outro texto que vamos ler está em ( Apocalipse 14: 14-16), e que fala sobre a “COLHEITA da IGREJA”, onde leremos a seguir:

“Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante ao filho do homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu! E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada”.

- Entenda uma coisa. A razão pela qual o livro de Hebreus foi escrito, teve como propósito primordial, encorajar os JUDEUS que foram salvos por JESUS, a NÃO ABANDONAR a VIDA de COMUNHÃO da IGREJA.

- Aliás, em (Hebreus 6: 17-19), diz o seguinte:”...forte alento tenhamos nós que já corremos para o REFÚGIO (ou seja, pelo contexto, esse REFÚGIO refere-se à VIDA da IGREJA) a fim de lançar mão da ESPERANÇA PROPOSTA (ou seja, essa ESPERANÇA PROPOSTA, refere-se ao REINADO MILENAR juntamente com CRISTO)” .

- Por último, temos uma admoestação muito importante, mais adiante, em (Hebreus 10: 23-31), onde diz:

- “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos no amor e às boas obras. Não deixemos de CONGREGAR-NOS (na VIDA da IGREJA_) , como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia (ou seja, o DIA de COMEÇAR o REINO MILENAR) se aproxima.”
“Porque, se vivermos deliberadamente em pecado (isto é, pelo contexto, viver “deliberadamente em pecado” está relacionado com o ABANDONAR a VIDA da IGREJA) depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectativa horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a Lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou (pisou, desprezou) aos pés”o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.


- Então, torno a insistir: O DESCANSO SABÁTICO HOJE, nada mais é do que “VIVER a VIDA da IGREJA”em todos os sentidos, ou seja, “considerando-nos uns aos outros”, nos “estimulando em amor e nas boas obras”, fazendo “admoestações em amor”, pois o Dia da Sua volta se aproxima...(...quando, então, COMEÇARÁ o REINO MILENAR.....)

- Amados! Estamos vivendo no SÁBADO de CRESCIMENTO na VIDA da IGREJA”, onde deveremos d BUSCAR as “riquezas insondáveis de Cristo”, a fim de estarmos “MADUROS” para a “COLHEITA” e, assim, entrarmos no REINO MILENAR.

- Pois, quem NÃO CRESCER e AMADURECER, sendo CHEIO da VIDA de DEUS, NÃO PODERÁ RECEBER o GALARDÃO no TRIBUNAL de CRISTO, que nada mais é do que REINAR com CRISTO no MILÊNIO.

- Portanto, vamos nos “ESFORÇAR” para entrar no DESCANSO da VIDA da IGREJA HOJE! Pois, se não formos diligentes e corrermos para esse “REFÚGIO”, certamente PERDEREMOS o “DESCANSO SABÁTICO” no REINO MILENAR.

- Como já lemos em (Hebreus 4), em especial os (vers. 9-11) no início desse Estudo, lemos o seguinte:
“Portanto, resta um REPOUSO SABÁTICO para o POVO de DEUS. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência”.


- Sem dúvida alguma, HOJE estamos no “SÁBADO do CRESCIMENTO”. Mas, eu pergunto: SERÁ que estamos CRESCENDO de modo REAL e VERDADEIRO ? 

- REPITO: A maneira como crescemos no “SÁBADO da VIDA da IGREJA, determinará se participaremos, ou não, do “SÁBADO do REINO! 

- Em outras palavras, o “SÁBADO do REINO MILENAR”, será um PRÊMIO , SOMENTE para os que tiverem CRESCIDO na VIDA de DEUS !


- Na verdade, DEUS foi muito SÁBIO ao usar o SÁBADO VINDOURO como RECOMPENSA, para nos ENCORAJAR a DESFRUTAR do “SÁBADO da IGREJA” de maneira PLENA!

- Por último, para terminar, precisamos considerar as palavras de Paulo em (1Cor. 9:23-27):

- “Tudo faço por causa do Evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, (ou seja, na VIDA da IGREJA) todos, na verdade, correm, mas um só leva o PRÊMIO?”
“Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo ATLETA ( ou seja, todo CRISTÃO que está se EXERCITANDO em PRATICAR a VIDA da IGREJA) em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma COROA CORRUPTÍVEL; NÓS, porém, a “COROA INCORRUPTÍVEL. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu próprio corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não VENHA EU mesmo a SER DESQUALIFICADO”.


- Veja bem. A “COROA”, aqui mencionada é um PRÊMIO, isto é, uma RECOMPENSA por ter COMPLETADO uma CORRIDA depois de um grande ESFORÇO.

- Outra coisa. A frase “SER DESQUALIFICADO” não tem nada a ver com a PERDER a SALVAÇÃO, (pois é impossível que isto aconteça).

- Mas, tem a ver com a PERDA de “RECEBER um PRÊMIO”, isto é, REINAR com CRISTO no MILÊNIO aqui neste MUNDO, LOGO APÓS SUA SEGUNDA VINDA.

- Outra coisa. O versículo seguinte ao (vers. 27 de 1Cor.9) é (1Cor. 10:1- 6), e que é continuação do versículo anterior. Leiamos, portanto:

- “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais ( ou seja, o povo de Israel) estiveram todos sob a nuvem,(ou seja, eles tiveram a direção de Deus nas suas vidas) (que os dirigia durante o dia, conforme Êxodo 13:21-22) e todos passaram pelo mar, ( ou seja, Deus fez com que eles ultrapassassem obstáculos nas suas vidas)( o Mar Vermelho,quando saíram do Egito, conforme diz Êxodo 14:22-29) tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés (ou seja, “eles foram “batizados” em Deus, no Seu Espírito). Todos eles comeram de um só manjar espiritual, ou seja, de uma “boa comida espiritual” que é a Palavra de Deus) (do maná, durante 40 anos no deserto, conforme Êxodo 16:35) e beberam da mesma fonte espiritual, (ou seja, “beberam da água viva do Espírito, isto é, de uma palavra viva”), (a água que saiu da rocha de Horebe, conforme Êxodo 17:6); porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão porque ficaram prostrados no deserto. Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram ( isto se refere a um populacho de egípcios que veio junto de Israel quando saíram do Egito, e, que estavam com saudades das coisas do Egito, conforme o texto de Números 11:4)”.


- Observe o (vers.5): “Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão porque ficaram prostrados no deserto”.

- Veja só. Quando ISRAEL saiu do EGITO e cruzaram o Mar Vermelho, eles estavam começando uma “CORRIDA”, uma nova “CARREIRA”. Eles estavam “CORRENDO em DIREÇÃO à TERRA PROMETIDA.

- Ora, PAULO, neste texto, estava COMPARANDO a “CORRIDA de ISRAEL” em direção à CANAÃ, com a sua PRÓPRIA CORRIDA, em direção ao REINO MILENAR.

- Segundo PAULO, ele estava CORRENDO mas, ao mesmo tempo, ele estava TEMENDO que pudesse ser DESQUALIFICADO e viesse a PERDER o REINO MILENAR.

- Então, pelo contexto, “SER DESQUALIFICADO e PERDER o PRÊMIO” significa “PERDER o DESCANSO SABÁTICO no MILÊNIO” !


- (Amanhã, continuaremos a falar sobre esse mesmo assunto, abordando o seguinte tema: OS TRÊS ESTÁGIOS DA VIDA E DO MINISTÉRIO DE PAULO)

- Por último, caso alguém queira RELER, novamente, esse mesmo Estudo, como também as (Partes 01 a 05)), basta entrar no BLOG da MISSÃO do FAROL, a qualquer momento, que é o seguinte: www.missaodofarol.blogspot.com.
MISSÃO DO FAROL
PASTOR JÚLIO LIMA NOGUEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.