Tema: "O DESCANSO SABÁTICO" - SÉRIE: PARTE - 02 - HOJE É TEMPO DE SE PREPARAR PARA O FIM DOS TEMPOS E A SEGUNDA VINDA DE CRISTO


Tema: “O DESCANSO SABÁTICO”

Série: PARTE – 02 - HOJE É TEMPO DE SE PREPARAR PARA O FIM DOS TEMPOS E A SEGUNDA VINDA DE JESUS

INTRODUÇÃO

- Antes de estudarmos sobre o “FIM DOS TEMPOS e a SEGUNDA VINDA”, precisamos abordar, o assunto do “repouso sabático”, ou seja, o “descanso sabático”. Para tanto, leiamos (Hebreus 3: 14-19 e 4: 1- 11): 

- “ Porque, se continuarmos firmes até o fim na confiança que desde o princípio temos tido em Cristo, então seremos companheiros dele. É isto o que as Escrituras Sagradas dizem: Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não sejam teimosos como os seus antepassados foram, quando se revoltaram contra ele. Quem foi que ouviu a voz de Deus e se revoltou contra ele? Foram todos os que Moisés tirou do Egito. Com quem foi que Deus se irritou durante quarenta anos? Foi com os que pecaram e caíram mortos no deserto. E de quem é que Deus estava falando quando fez o juramento: “Eles nunca entrarão na Terra Prometida para descansarem comigo”? Estava falando dos que se revoltaram. Portanto, vemos que eles não puderam entrar na Terra Prometida porque não creram. Deus nos deixou a promessa de que podemos entrar e descansar com Ele. Tenhamos muito cuidado para que nenhum de vocês seja impedido de entrar naquele descanso. Porque, assim como eles ouviram, também nós ouvimos a Boa Notícia do Evangelho. Eles ouviram a mensagem, porém ela não serviu para nada porque, quando a ouviram, não a receberam com fé. Portanto, nós, os que cremos, entramos e descansamos com Deus, como Ele mesmo disse: Eu estava irado e fiz este juramento: “Eles nunca entrarão na Terra Prometida para descansarem comigo”. Ele disse isso embora o seu trabalho já estivesse terminado desde que havia criado o mundo. Pois em alguma parte das Escrituras Sagradas está escrito assim a respeito do sétimo dia: “No sétimo dia Deus descansou de todo o trabalho que havia feito”. E o mesmo assunto é repetido: “Eles nunca entrarão na Terra Prometida para descansarem comigo”. Aqueles que foram os primeiros a ouvir a Boa Notícia não entraram para descansarem com Deus porque não creram. Portanto, há outros que vão entrar e descansar com ele. A prova disso é que Deus escolhe outro dia, chamado “Hoje”. Ele falou disso, muitos anos depois, por meio de Davi, no trecho das Escrituras já citado: “Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não sejam teimosos”. Se Josué tivesse guiado o povo para esse descanso, Deus não teria falado mais tarde a respeito de outro dia. Assim ainda fica para o povo de Deus um descanso, como o descanso de Deus no sétimo dia. Porque quem entrar e descansar com Deus repousará de todos os seus trabalhos, assim como Deus descansou do seu trabalho.
“Portanto, façamos tudo para entrarmos e descansarmos com Deus a fim de que não aconteça conosco o que aconteceu com aqueles desobedientes e por isso não conseguiram entrar”. 


- Muito bem. Algumas pessoas dizem que o “DESCANSO SABÁTICO”, neste capítulo, é uma referência ao “MILÊNIO”. Ou seja, é o período de “MIL ANOS” onde reinaremos com Cristo, logo após Sua Segunda Vinda, aqui na Terra.

- Segundo eles, os primeiros “seis mil anos”, compreendem o período que vai desde a criação do homem até o momento da volta do Senhor, ou seja, da Sua Segunda Vinda.

- Contudo, dizer que o “DESCANSO SABÁTICO” registrado em (Hebreus 4:9) refere-se somente ao “REINO MILENAR”, NÃO É TOTALMENTE PRECISO, mas é, apenas PARCIALMENTE CORRETO.

- Portanto, como sempre fazemos, para termos um ENTENDIMENTO CORRETO do “DESCANSO SABÁTICO”, precisamos considerar a primeira vez que a Bíblia faz menção do “SÁBADO”.

- Muito bem. Então, a primeira vez que a BÍBLIA menciona a palavra “SÁBADO”, foi DEPOIS da CRIAÇÃO do HOMEM, registrada em (Gênesis 2:2-3). 

- O texto diz o seguinte: “E, havendo Deus terminado no dia sétimo
 a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”.

- Se olharmos superficialmente esse assunto, veremos o “SÁBADO” apenas como o SÉTIMO DIA, ou seja, como o dia no qual DEUS DESCANSOU depois de completar Sua obra de criação. 

- Outra coisa que devemos considerar: De acordo com o relato de (Gênesis 1), Deus criou todas as coisas por meio de SUA PALAVRA, chamando à EXISTÊNCIA COISAS que NÃO EXISTIAM.

- Contudo, a CRIAÇÃO DO HOMEM NÃO FOI ASSIM ! Na verdade, DEUS FEZ o HOME do PÓ da TERRA, conforme (Genesis2:7). Ou seja, Ele não chamou à existência o homem, como fez com as outras coisas.

- Importante: Se o homem não tivesse sido criado no sexto dia, Deus teria sido incapaz de descansar no sétimo dia, mesmo que tudo o mais tivesse sido criado. 

- Portanto, Não foi o fato de Deus ter completado a obra que fez ELE DESCANSAR. Mas foi POR CAUSA da CRIAÇÃO do HOMEM. Pois, somente depois que Deus o criou, é que ELE FICOU SATISFEITO e, aí então, ELE pôde DESCANSAR.

- Como podemos afirmar isto? Basta observar que em todos os dias da criação, com exceção do segundo dia, Deus viu Sua obra e disse: “BOM”.

- Contudo, no FIM do “SEXTO DIA”, DEPOIS de haver CRIADO o HOMEM, Deus viu tudo quanto fizera e DISSE: “MUITO BOM”, de acordo com (Gênesis 1:31).

- Ora, o fato dele ter dito: “MUITO BOM” significa que ELE ESTAVA MUITO SATISFEITO.
- Pois, depois de ver o homem, criado à Sua imagem para poder expressá-Lo e, comissionando-o com Sua autoridade para representá-LO, Deus estava realmente satisfeito e, por isso disse: “Muito bom”!

- Resumindo, podemos dizer que, se relermos (Gênesis 1 e 2), veremos que Deus descansou no sétimo dia, não somente porque Sua obra havia terminado.

- Mas porque ELE havia realizado SEU desejo de que alguém ( o HOMEM) estivesse na Terra, EXPRESSANDO e REPRESENTANDO a PESSOA de DEUS.

- Esse era, de fato, o maior desejo do Seu coração. Por esta razão é que “ELE DESCANSOU no SÉTIMO DIA”.

“A PERDA DO DESCANSO SABÁTICO” 

- Importante: Quando o homem foi danificado pela queda, isto é, pelo PECADO, aconteceu o pior: o DESCANSO SABÁTICO foi PERDIDO.

- Vamos considerar, agora, o texto de (João 5: 8-9), que relata o caso da cura de um homem paralítico por Jesus.

- O (vers.9) diz: “Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era SÁBADO.”

- Na verdade, o Senhor Jesus fez algo que, segundo o regulamento Judaico, não era permitido fazer no SÁBADO. 


- Por causa disso, os judeus perseguiram Jesus. Como diz o (vers.16): “E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado”.


- Contudo, no (vers.17), vemos a resposta do Senhor aos judeus: “Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”.

- Na verdade, em outras palavras, o Senhor estava dizendo aos judeus:
“Vocês estão GUARDANDO o SÁBADO, mas meu Pai está trabalhando. Pois o “sábado” que Ele teve no “sétimo dia”, “FOI PERDIDO”, pois o homem foi danificado pela queda. Então, como o homem ainda não foi restaurado, meu Pai está trabalhando.” “Vejam este pobre homem, ele precisa de restauração. Por isso é que meu Pai não pode descansar e, nem eu tampouco.”

- De fato, desde (Gênesis 3), o Pai nunca deixou de trabalhar, porque, o homem que O satisfazia, foi danificado e, portanto, precisava de restauração.

- Conclusão: O significado do “SÁBADO” é que, DEUS FICA SATISFEITO com o HOMEM quando ESTE O EXPRESSA e O REPRESENTA.

- Ou seja. Quando o HOMEM EXPRESSA a VIDA de DEUS, isto é, o amor de Deus, a alegria de Deus, a paz, paciência e a bondade de DEUS, etc, e, quando o HOMEM USA a AUTORIDADE de DEUS, “ESSE DIA” é “SÁBADO” para DEUS. Aí, então, DEUS DESCANSA! 

- Obs.) (Amanhã, daremos continuidade dentro desse mesmo assunto, falando sobre “O DESCANSO SABÁTICO NA TERRA PROMETIDA”, aplicando dentro de uma perspectiva da NOVA ALIANÇA).

- Por último, caso alguém queira RELER, novamente, esse mesmo Estudo, a qualquer momento, basta entrar no BLOG da MISSÃO do FAROL, que é o seguinte: www.missaodofarol.blogspot.com.

MISSÃO DO FAROL
PASTOR JÚLIO LIMA NOGUEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.