SÉRIE: Como Se Preparar Para O Fim Dos Tempos – PARTE 3




SERÁ QUE VOCÊ ESTARÁ MADURO QUANDO VIER A COLHEITA?

- Esta é, na verdade, uma pergunta muito importante: Será que você estará MADURO quando vier a COLHEITA ? Pois, esta colheita visa, em primeiro lugar, nos levar para o Reino Milenar, o que se dará logo após a volta de Jesus. 


- Dessa forma, estaremos abordando este assunto de maneira detalhada ao longo dos próximos “Café Espiritual”, para que cada um de nós possa se preparar de maneira adequada, e não ficar fora do Reino Milenar quando, então, Jesus REINARÁ SOMENTE com os VENCEDORES. 

- De fato, em (1 Coríntios 3) Paulo compara a igreja com uma “lavoura” – ou seja, ele se refere a cada cristão como sendo uma lavoura de Deus, que deve crescer na vida de Deus. 


- Depois, então, em (Apocalipse 14), vemos a “colheita desta lavoura” sendo ceifada (vers. 14-16). Leiamos, portanto, os textos:


- (1 Cor.3: 6-9): “Eu (Paulo) PLANTEI, Apolo REGOU; mas o CRESCIMENTO veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. Porque de Deus somos cooperadores; LAVOURA DE DEUS, edifício de Deus sois vós”. 


- Muito bem. Também em ( Apocalipse 14: 14-16) lemos: “Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante ao filho do homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que A SEARA DA TERRA JÁ AMADURECEU! E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra, E A TERRA FOI CEIFADA” 

- Veja só. Conforme temos falado ao longo dos nossos estudos, a verdadeira razão pela qual o livro de Hebreus foi escrito, tem como propósito encorajar aqueles que foram salvos a não abandonar a vida da igreja. Ou seja, a comunhão dos irmãos independentemente do templo. 


- Por exemplo, em (Hebreus 6: 17-19) lemos o seguinte:”...forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio (para a vida da igreja) a fim de lançar mão da esperança proposta (referência sobre a Era do Reino milenar)...”

- Também, temos uma admoestação muito importante, regisgrada em (Hebreus 10: 23-25): 
- “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos no amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o DIA (DO REINO MILENAR) se aproxima...Porque....”
- Então, precisamos viver hoje “considerando-nos uns aos outros”, nos “estimulando em amor e boas obras”, fazendo “admoestações em amor”, pois o Dia da Sua volta se aproxima...e, consequentemente, o início do Reino Milenar.
- Na verdade, estamos vivendo num “sábado de crescimento na vida da igreja”, onde estamos descobrindo as “riquezas insondáveis de Cristo”, a fim de estarmos “maduros” para a “colheita”.
- Portanto, vamos nos “esforçar” para entrar no descanso da vida adequada da igreja hoje. Pois, se não formos diligentes e corrermos para o “refúgio”, perderemos o “descanso sabático” na Era Vindoura.
- Como já vimos em (Hebreus 4), em especial os (vers. 9-11): 
“Portanto, resta um repouso sabático para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência”.
- Sem dúvida alguma, estamos hoje na vida da igreja como o “sábado do crescimento”. Mas, será que estamos crescendo adequadamente ? 

- Importante: A maneira como crescemos no “sábado do crescimento” (ou seja, na vida da igreja hoje), determinará se participaremos, ou não, do “sábado vindouro” (ou seja, no reino milenar reinando com Cristo). 
- Falando de maneira prática, a “Era vindoura”, ou seja, a “Era do Reino Milenar”, será uma recompensa pelo nosso crescimento adequado, durante a Era da Igreja.
- Em outras palavras, o “sábado vindouro”, o “sábado da maturidade”, será uma recompensa para os que tiverem crescido na era da igreja se relacionando em amor com os irmãos! 
- Na verdade, Deus foi muito sábio ao usar a “Era Vindoura” como recompensa, para nos encorajar a desfrutar da vida da igreja hoje. 

- A esta altura, precisamos considerar as palavras de Paulo em (1Cor. 9:23-27): 
- “Tudo faço por causa do Evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu próprio corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”.

- Veja bem. A “coroa”, mencionada é um prêmio, uma recompensa por ter completado uma corrida. 
- Outra coisa. E, “ser desqualificado” não tem nada a ver com a perda da salvação, (pois é impossível que isto aconteça) mas tem a ver com a perda de “receber um prêmio”. 
- Então, para compreender melhor, continuemos a ler o texto. Pois o versículo seguinte ao (vers. 27 de 1Cor.9) é (1Cor. 10:1- 6), que é continuação do versículo anterior. Leiamos, portanto:

- “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem,(que os dirigia durante o dia, conforme Exodo 13:21-22) e todos passaram pelo mar,( o Mar Vermelho,quando saíram do Egito, conforme diz Êxodo 14:22-29) tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual (do maná, durante 40 anos no deserto, conforme Êxodo 16:35) e beberam da mesma fonte espiritual (a água que saiu da rocha de Horebe, conforme Êxodo 17:6); porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. ENTRETANTO, Deus não se agradou da maioria deles, razão porque ficaram prostrados no deserto. Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram ( isto se refere ao populacho de egípcios que veio junto de Israel quando saíram do Egito, e, que estavam com saudades das coisas do Egito, conforme o texto de Números 11:4)”.

- Observe o (vers.5): “Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão porque ficaram prostrados no deserto”.
- Pense bem. Quando Israel saiu do Egito e cruzaram o Mar Vermelho, eles estavam começando uma “corrida”, uma “carreira”. Eles estavam “correndo em direção à Canaã, a Terra Prometida.
- Ora, Paulo, neste texto, estava comparando a “corrida de Israel” em direção à Terra Prometida, com a sua própria corrida, em direção ao Reino Vindouro. 
- Segundo Paulo, ele estava correndo, mas, ao mesmo tempo ele estava temendo que pudesse ser desqualificado e perdesse o prêmio.
- Segundo o contexto, “ser desqualificado e perder o prêmio” significa “perder a Era Vindoura no Milênio reinando com Cristo” !
- Repito: Isto nada tem a ver com perder a salvação! Pois, como já estudamos e, como veremos mais adiante no nosso estudo, vamos mostrar que é impossível perder a salvação, pois ela é ETERNA!

- Veja bem. Nosso Deus é muito sábio, pois Ele usa o “sábado vindouro no milênio” como um encorajamento para que corramos, adequadamente, a carreira hoje, na vida da igreja!
- Outra coisa. Enquanto Paulo “corria a carreira” durante os primeiros dias de seu ministério – época quando escreveu a epístola de 1 Coríntios- ele não tinha certeza se receberia o “prêmio do reino no milênio”.

- Leiamos (1Cor. 9: 24-27): “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio ? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” 
- Continuando, encontramos o mesmo pensamento de Paulo, referente à sua corrida para conquista do Reino Milenar, numa época quase no final de seu ministério, registrada em (Filipenses 3:12-14):
- “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição (maturidade); mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado (maturidade em Cristo Jesus ; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação (a vocação é o nosso chamamento para o Reino) de Deus em Cristo Jesus”

- Nesses versículos, vemos que Paulo ainda estava avançando, pois, ele ainda não tinha a certeza de que havia ganho o prêmio do reino Milenar! 
- Contudo, mais no final de seu ministério, Paulo alcançou esta certeza de que ele ganharia o prêmio. Pois, ele afirmou, categoricamente em (2 Timóteo 4:5-8) o seguinte: 

- “Tu (Timóteo), porém, sê sóbrio (ajuizado) em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação (chegou a minha hora de ser sacrificado), e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, (na vida da igreja) guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada,(ou seja, o prêmio da vitória para reinar na era milenar está garantido) a qual o Senhor, reto Juiz, me dará naquele Dia (na era do Reino Milenar aqui neste mundo, logo após Sua Segunda Vinda); e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda”.

- Veja bem. O “Dia” a que Paulo se refere nada mais é do que o “sábado da era vindoura”; é o “sábado da maturidade” OU SEJA É A ERA DO REINO MILENAR ! 
- Eu torna a insistir na pergunta: Como está seu crescimento na vida da igreja ? Como você está correndo a sua carreira na vida da igreja ?




Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
03 de fevereiro de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL