Os Dois Níveis De Ministério No Novo Testamento - PARTE 1



- Muito bem. Até agora temos falado basicamente sobre os ministérios no Velho Testamento

- Todavia, iremos abordar agora este assunto com base no Novo Testamento, onde verificaremos os mesmos princípios sendo aplicados na Igreja Primitiva.

- Por exemplo, quando começaram a surgir os primeiros problemas na igreja Primitiva, a diferença entre os dois níveis de ministério foi muito bem posicionada pelos apóstolos. 

- Ou seja, naquela época houve a necessidade de atender as viúvas, pois os apóstolos não tinham tempo suficiente. O que eles fizeram, então, foi reunir a comunidade dos discípulos e disseram: 

“…Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra” (Atos 6:2 - 4).

- Uma pergunta importante: Por quê razão não era razoável que os apóstolos deixassem o ministério da palavra a fim de atender necessidades tão importantes? 

- Resposta: Porque eles sabiam que a igreja se tornaria fraca, podendo até mesmo morrer. 

- Infelizmente é isto que tem acontecido com a maioria dos avivamentos que Deus tem enviado à Igreja nestes últimos dias. Pois, alguém exerce a função de sacerdote, então Deus fala, e os frutos começam a se multiplicar. Entretanto, com um número cada vez maior de pessoas sendo alcançadas, obviamente, surgem mais problemas. 

- E o resultado é um só: Os sacerdotes deixam de lado seu ministério para, então, atender os problemas do povo e, consequentemente, a corrente da vida pára. Mas, pelo fato dos apóstolos daquela época decidirem não abandonar o ministério da palavra, aconteceu o seguinte: 

- “Crescia a palavra de Deus e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé” (Atos 6:7).

- Outra vez vemos aqui o princípio da dedicação em ação.

- Da mesma forma, se hoje não tivermos pessoas que se dediquem ao ministério sacerdotal, gastando tempo em oração, meditação e estudando a Palavra a fim de receber revelação, então, certamente, o número dos discípulos não aumentará e nem tampouco chegaremos à maturidade de varão perfeito. 

- Na verdade, se levarmos à sério este assunto, brevemente teremos um grande avivamento. 

- Amados, enquanto não colocarmos de lado nossas ambições pessoais em detrimento deste chamamento primordial, não veremos uma igreja sólida, madura e com frutos que permaneçam. 

- Que o Senhor mesmo nos faça sentir a urgência de abrir mão de tudo o que nos embaraça, que ocupa as nossas mentes desnecessariamente e que nos faz perder tempo a fim de nos dedicarmos inteiramente à Ele como sacerdotes dignos da Nova Aliança.

- Outra coisa. Não é somente o fator “dedicação” que encontramos aqui nesta passagem de (Atos 6). 

- Podemos observar também dois níveis de ministério diferentes. Ou seja, os apóstolos, neste caso, representam os sacerdotes dedicando-se à oração e ao ministério da Palavra. A função deles era, portanto, direcionada ao Senhor. 

- Por outro lado, os diáconos, representam o ministério dos levitas. Eles ministravam diretamente ao povo tendo a responsabilidade de assisti-los em suas necessidades diárias. 

- Da mesma forma como os levitas foram dados aos sacerdotes para ajudarem no serviço do Tabernáculo, os diáconos foram convocados para ajudar os apóstolos na Igreja do Senhor Jesus. 

- Muito bem. Como podemos perceber havia também na Igreja Primitiva estes dois níveis de ministérios. Antes, porém, de citarmos outras referências relacionadas a estes ministérios e a sua interdependência, queremos também esclarecer duas coisas muito importantes. 

- Primeiro, sendo um ministério relacionado diretamente com o Senhor, certamente ele não chamará muita atenção sobre si mesmo. 

- Na verdade, este ministério é voltado para aqueles que desejam conhecer mais o Senhor e os mistérios do Seu Reino. E isso só é possível pelo Espírito de Deus. 

- Segundo, embora o ministério do sacerdote e do levita representando respectivamente dois níveis diferentes de operação mas possuindo uma dependência entre si, podem ser encontrados na mesma pessoa. 

- Na Nova Aliança, não é necessário, então, estabelecermos uma distinção rígida ao ponto de classificarmos uma pessoa sendo somente sacerdote e a outra sendo um levita. 

- Na verdade, Deus pode chamar pessoas para servirem diante Dele exclusivamente como sacerdotes e outras como levitas, ministrando diretamente ao povo. 

- Todavia, isto não exclui a possibilidade de uma mesma pessoa ministrar como sacerdote e levita ao mesmo tempo. O importante é que cada um saiba qual é a sua esfera de atuação.

- (Atos 13:1-2): “Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres…E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

- Aqui vemos novamente a atuação dos dois ministérios, ou seja, os sacerdotes ministrando diante do Senhor e a separação dos levitas para ministrarem diante do povo. 

- Todavia, é muito importante frisar que o sacerdócio vem sempre primeiro e, além disso, ele é a fonte de todos os outros ministérios. 

- Na verdade, não podemos ter um ministério voltado ao povo se este não proceder e depender primeiramente do ministério sacerdotal. 

- Não podemos jamais nos esquecer, que o maior ministério levantado no Novo Testamento se originou no meio de um grupo de homens que sabiam ministrar diante do Senhor. 

- Como sabemos, o chamamento de Paulo foi confirmado por homens que estavam servindo ao Senhor. Talvez pareça estranho chamarmos os apóstolos de levitas, pois estamos acostumados a pensar neles como homens que ocupam posições bastante elevadas e importantes. 

- Veja bem. Não é verdade que, de modo geral, temos nos preocupado muito com os cinco dons ministeriais de Efésios capítulo 4, sem reconhecer, no entanto, que antes destes, precisam haver sacerdotes ministrando ao Senhor. 

- Pois, se não tivermos pessoas que esperam diariamente diante do Senhor, dificilmente veremos homens ungidos se levantarem para pôr a Casa de Deus em ordem e conduzir o povo à perfeição. 

- Temos de entender que Deus age debaixo de princípios simples, mas também muito profundos. Realmente não poderemos ver estes ministérios em ação sem que primeiro os sacerdotes façam a sua parte.

- Pois, como estamos percebendo, os verdadeiros ministérios provêm da presença de Deus onde Ele fala, chama e qualifica. E isto é prerrogativa dos sacerdotes que assistem diante Dele. 

- Então, no “Café Espiritual” de amanhã, intitulado: “Parte 2 – OS DOIS NÍVEIS DE MINISTÉRIO DO NOVO TESTAMENTO”, abordaremos mais a respeito deste assunto.



Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
13 de novembro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL