Sendo Provado Para Ser Aprovado



- (Tiago 1:2-4): “Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias PROVAÇÕES, sabendo que a PROVAÇÃO DA VOSSA FÉ, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perserverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”.

- (1Pedro 4:12-13,17): “Amados, não estranheis o FOGO ARDENTE QUE SURGE NO MEIO DE VÓS, DESTINADO A PROVAR-VOS, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também na revelação de sua glória vos alegreis exultando…Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?”


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL






INTRODUÇÃO

- Sem dúvida alguma, nestes últimos dias Deus está provando muitas pessoas em várias partes do mundo. Através de fatos, circunstâncias e incidentes, Ele está abalando não só as grandes nações como também as pequenas. 

- Obviamente, tudo isto faz parte de um plano para chamar a atenção das pessoas para um arrependimento e, consequentemente, reunir seu povo num último avivamento antes da colheita final.

- Sem entrarmos em maiores detalhes, podemos observar claramente que os países mais ricos e muitas pessoas abastadas também estão em crise. Não apenas crise financeira. Mas, há uma crise moral, crise espiritual, crise de identidade, crise de credibilidade, crise de poder, etc. 

- Resumindo, o que hoje existe de real neste mundo é uma coisa só: INCERTEZA SOBRE O FUTURO! Na verdade, não são apenas os países do Terceiro Mundo que estão passando por dificuldades. Mas, as grandes potências também estão sendo afetadas na sua economia, na política além de vários outros setores da sociedade. 

- Isto sem falar nos inúmeros problemas sociais que tem levado centenas de milhares de pessoas à fome, ao desemprego e ao desespero. Tensão e medo fazem parte do dia a dia dos grandes e dos pequenos. 


- Mas, no meio de todo este caos, é importante que nós cristãos vejamos estas catástrofes como sendo “O SOAR DAS TROMBETAS DE DEUS” para despertar as pessoas sobre sua maneira egoísta, mesquinha e soberba de viver. 

- Por outro lado também, o Senhor está sacudindo Sua Igreja para que ela não ande mais conforme o curso deste mundo com suas paixões, desejos e falsas expectativas.

- Sendo assim, abordaremos agora alguns aspectos importantes sobre a PROVAÇÃO. E, para ilustrar esta verdade, usaremos a vida de Abraão e de seu filho Isaque.

- Como sabemos, Deus fez a Abraão uma das promessas mais gloriosas que alguém poderia receber. Ou seja, o Senhor prometeu fazer dele “o pai de uma grande nação”, apesar das circunstâncias contrárias e desfavoráveis que ele e sua esposa Sara viviam, pois, ambos eram “avançados em idade” e Sara, além disto, era estéril. 

- Entretanto, no tempo determinado pelo Senhor, milagrosamente, nasceu Isaque, o filho da promessa.Imagine, por um momento, a satisfação do velho Abraão ao ser pai aos cem anos de idade! Mas, sem dúvida alguma, sua maior alegria foi saber que através deste filho a promessa de Deus seria cumprida. 

- Entretanto, numa certa madrugada, Abraão ouviu novamente a voz de Deus. Vejamos o que diz o texto de (Genesis 22:1-2): 

- “Depois destas coisas PÔS DEUS ABRAÃO À PROVA e lhe disse: Abraão. Este lhe respondeu: Eis-me aqui. Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei”.

- Segundo o mesmo texto, naquela mesma noite Abraão tomou um jumento, pegou Isaque, dois de seus servos, lenha, fogo e partiu. É interessante notar que ele ouviu a voz de Deus e obedeceu, imediatamente, sem questionar. 

- Não há a menor dúvida de que esta era uma prova realmente dura para um homem velho que estava feliz da vida!

- A esta altura você deve estar se perguntando o seguinte: Por quê razão Deu colocou à prova um homem que estava em obediência e aliança com Ele? Será que Ele não estava sendo cruel pedindo uma coisa tão ilógica e absurda como aquela? 

- Com certeza Abraão teria subido naquele altar de sacrifício no lugar de Isaque. Mas, não foi isto que Deus lhe pediu. 

- Importante: DEUS NÃO PEDIU A MORTE DE ABRAÃO; ELE PEDIU A VIDA DE ISAQUE!

- Veja bem. A verdade é que tanto você como eu passamos por provas, lutas e desafios aos nossos olhos desnecessários e até mesmo sem sentido. 

- Mas, uma coisa aprendemos com isso: DEUS PROVA A TODOS OS SEUS FILHOS! ELE SEMPRE PROVA AQUELES A QUEM AMA! DEUS SÓ PROVA SEUS FILHOS OBEDIENTES!

- Amados! Esta narrativa tem muito pouco a ver com Isaque. O personagem principal era Abraão. Era ele quem estava sendo posto à prova. De fato, o Senhor estava lhe provando para saber até que ponto sua confiança e fidelidade era absoluta para com Ele, pois, nunca em toda sua vida uma prova fora tão difícil.

- Certamente ele já tinha sido provado anteriormente em várias ocasiões. Afinal de contas, ele já abandonara a casa dos pais, sua parentela, sua terra natal. 
- Enfim, ele “abriu mão” de muitas coisas estáveis e confortáveis para peregrinar por montanhas e desertos sem rumo certo. 

- Por outro lado, esta dura prova de sacrificar seu único filho a quem tanto amava, serviu também para que ele pudesse se conhecer de fato; conhecer o seu caráter; conhecer os seus limites. 

- Muito bem. Com isto, podemos chegar a uma outra conclusão muito importante: DEUS SEMPRE NOS PÕE À PROVA PEDINDO AQUILO QUE MAIS NÓS AMAMOS!

- Outra coisa. De modo geral, nós achamos que Deus não pode nos provar numa situação tão ilógica e até mesmo absurda. Mas, por quê, então Deus age desta maneira? 

- A resposta é muito simples: DEUS NOS PROVA PORQUE ELE QUER A NOSSA MATURIDADE!

- Ora, com certeza, aos olhos do Senhor, apesar dos seus 100 anos de idade, Abraão não tinha ainda maturidade suficiente para entender os planos de Deus, Seus caminhos e, principalmente, os desígnios do Seu coração.

- Da mesma forma, hoje, através de muitas adversidades e contratempos, o Senhor está provando a fidelidade daqueles que dizem amá-LO de todo o seu coração e de toda a sua alma.

- Uma outra verdade que precisamos entender é que DEUS SEMPRE PÕE À PROVA AQUELES A QUEM ELE DESEJA USAR.

- Você se lembra das provas pelas quais Gideão e seus trezentos homens tiveram de passar? Leia, depois, no livro de Juízes, os capítulos 6 e 7.

- Então, se você está, neste momento, passando por situações difíceis sem entender o por quê de muitas coisas inexplicáveis, não se assuste! 

- Com certeza o Senhor está te amadurecendo e te preparando para ser um instrumento realmente eficaz! 

- Como disse o apóstolo Pedro em (1Pedro 4:12): “não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo”.

- Como afirmamos no início, de modo geral, quase todos os países estão passando por crises. Há problemas de desemprego, falta de moradia, custo de vida alto, falta de dinheiro, injustiça social, etc. 

- Mas, será que estas crises, no fundo, não são instrumentos que Deus usa para provar a nossa fidelidade à Ele?

- Por outro lado, por maior e mais penoso que sejam estes momentos, Deus sempre nos garantirá uma vitória.

- Pois, assim como aconteceu com Abraão, livrando-o no momento mais difícil de sua vida impedindo a morte de seu querido filho Isaque, o mesmo acontecerá conosco. Ele enviará o Seu Anjo para nos ajudar, possibilitando um escape milagroso. 

- Obviamente que há muitas outras verdades por detrás deste texto que nos mostram a dura prova porque Abraão teve de passar. 

- Mas, a lição mais importante de todas é esta: DEUS NUNCA TOMA. ELE NUNCA TIRA ALGO DE NÓS! ELE SEMPRE NOS DEVOLVE DE VOLTA! Ele pediu a Abraão seu único filho, mas nunca o tomou de fato! Pense nisto!

UMA PALAVRA FINAL

- Saiba que a sua vida é muito importante para o cumprimento dos desígnios de Deus para estes últimos dias. Não se assuste e nem se atemorize! 

- Ou seja, não se intimide por causa das lutas, das dificuldades, da falta de recursos ou mesmo por qualquer outra coisa que esteja lhe assolando. 
- Lembre-se de uma coisa: ATRÁS DE CADA LUTA HÁ UMA PROVA. E, DIANTE DE CADA PROVA HÁ UMA VITÓRIA! 

- Finalmente, o mais importante de tudo é que Deus está nos preparando para que sejamos um instrumento da Sua graça, no meio de um mundo hostil, injusto, insípido e sem esperança.

- Nosso desejo, portanto, é mais uma vez profetizar para você uma abundância de vida, saúde, alegria, paz, esperança e prosperidade. 

- Enfim, apesar de tudo, você reinará em vida, pois o melhor ainda está para acontecer. 

- Será que você pode ouvir o Senhor sussurrando no teu coração, assim como aconteceu comigo: “MEU FILHO, EU ESTOU TE “PROVANDO” PORQUE EU QUERO QUE VOCÊ SEJA “APROVADO” E REALIZE UMA OBRA JAMAIS IMAGINADA! 

- CREIA NISTO DE TODO O SEU CORAÇÃO! NÃO IMPORTA SE VOCÊ É NOVO OU VELHO! POIS DEUS SEMPRE ESCOLHE AS COISAS LOUCAS DESTE MUNDO PARA ENVERGONHAR OS ORGULHOSOS!

- Então, não tenha dúvidas disto! Esta é a vontade de Deus para você neste momento! Para hoje mesmo! Medite um pouco mais sobre estas verdades, e saiba que “Aquele que começou a boa obra em vós, há de completá-la até o dia final”.

AO SENHOR JESUS, TODA A HONRA E TODA A GLÓRIA!

Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
08 de outubro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL