Como Vencer os Problemas Insolúveis



- “Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um TANQUE, chamado em hebraico Betesda, o qual tem CINCO PAVILHÕES. Nestes, JAZIA UMA MULTIDÃO DE ENFERMOS, CEGOS, COXOS, PARALÍTICOS [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]”.
Estava ali um homem enfermo havia trinta e cinco anos. Jesus vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: LEVANTA-TE, TOMA O TEU LEITO E ANDA. IMEDIATAMENTE, O HOMEM SE VIU CURADO E, TOMANDO O LEITO, PÔS-SE A ANDAR... (
João 5: 1 – 9).

Neste texto, no (vers.4) diz que “quando as águas eram agitadas, o primeiro que entrasse no tanque seria sarado de qualquer doença que tivesse”.

- Muito bem. Na verdade, aquelas águas representam a cura de toda sorte de doenças físicas, enfermidades da alma, do espírito, enfim, estas águas representam a essência da vida do Senhor Jesus, pois Ele mesmo disse que era “a água da vida”.


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL







- Sendo assim, não importa o tipo de desafio, problema, enfermidade ou dificuldade que você esteja passando. Pois, no momento em que você mergulhar na Palavra de Deus , o Espírito Santo trará a solução certa para sua necessidade e, além disso, você receberá mais da vida do Pai para o seu coração.

- Muito bem. Como lemos no texto acima, aquele tanque possuia “5 pavilhões” com “5 portas de entrada”. Então, estas “5” portas nos indicam que para que as pessoas chegassem perto do tanque deveriam superar “5” etapas importantes: DESÂNIMO, PASSIVIDADE, INCREDULIDADE, ABANDONO e TIRAR OS OLHOS DAS CIRCUNSTÂNCIAS.

- Então, conforme a narrativa de João, temos o relato de um homem que havia superado estas 5 fases, e que agora se encontrava perto do tanque. Este homem, paralítico há 38 anos tinha, de fato, um problema realmente insolúvel (JO 5:5).

- Na verdade, ele tinha todas as razões do mundo para ficar estagnado logo na “primeira porta do primeiro pavilhão” que é a “PORTA DO DESÂNIMO. Pois, depois de 38 anos de paralisia , suas pernas estavam atrofiadas, e ele, certamente, já havia desaprendido como andar. Talvez as pessoas se opusessem ao fato dele ainda persistir em ir ao tanque após tanto tempo...

- Deixe-me te perguntar o seguinte: Como está o teu ânimo? Você já desistiu de buscar a solução para o seu problema? Principalmente para aqueles que são insolúveis? Possivelmente esse problema já perdura há muito tempo e parece que não tem mais solução, não é mesmo?

- Mas eu te digo: Mesmo sendo uma situação humanamente impossível, não limite o poder de Deus! Não pense que Ele se esqueçeu da sua dificuldade! Saiba que não há outro Deus como o Nosso Deus! Seu poder e Seus recursos são ilimitados ! Portanto, vença, agora mesmo, esta “Porta do Desânimo” pois grande será a sua recompensa! Anime-se no Espírito do Senhor, pois Ele está agora mesmo do teu lado!


- Muito bem. Este homem também venceu a “segunda porta do segundo pavilhão” a fim de alcançar seu milagre. E, essa “porta” é a “PORTA DA PASSIVIDADE”.

- Como lemos no princípio, há 38 anos ele dependia de outras pessoas para poder desempenhar suas necessidades mais básicas. Na verdade, seria muito fácil para ele se acomodar diante das situações da vida. Contudo, ele teve ousadia para reagir. Ele não ficou passivo diante das impossibilidades! Ele seguiu em frente!

- Na verdade, ele tinha razões suficientes para viver uma vida amargurada dentro de sua casa, curtindo um “espírito de prostração” vivendo confinado em si mesmo. Mas ele decidiu pedir para que alguém o levasse até o tanque. Ele não se deixou abater pelas suas limitações.

- Da mesma forma, eu digo a você que está lendo essa meditação: Reaja, rejeite e abandone este desânimo e esta passividade que têm lhe impedido de ir em direção ao seu milagre! Portanto, em nome de Jesus, levante-se e siga em frente!

- Muito bem. Continuando, vemos também que uma “outra porta” foi superada por aquele homem de fé e de coragem: Ele venceu também a “PORTA DA INCREDULIDADE”.

- Veja só. Você consegue imaginar quantas pessoas devem ter dito a ele que sua fé era loucura! Ele mesmo poderia ter se deixado abater depois das muitas tentativas frustradas de entrar naquele “tanque milagroso”. Contudo, a fórmula para recebermos o cumprimento das promessas do Senhor consiste no seguinte :

FÉ mais LONGANIMIDADE (ou seja, ÂNIMO LONGO”) é igual a SOLUÇÃO DE PROBLEMAS conforme diz ( Heb 6:12).

- Muito bem. Eu te pergunto agora: Qual é, então, a fórmula anti-incredulidade? Resposta: Receber o dom da fé no seu coração!

- Veja só, segundo as Escrituras, a Fé é: “Ter a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se vêem” (Heb 11:1).

- É simples: FÉ é, então, a convicção de fatos e a certeza de coisas que ainda não são perceptíveis aos nossos 5 sentidos.
- Então, é neste momento que percebemos um outro significado muito importante para as “5 portas”, ou seja, os “5 obstáculos” que aquele paralítico tinha de ultrapassar até chegar e entrar no “tanque do milagre”, conforme lemos no início desta meditação, que se encontra em (João 5: 2).

- Na verdade, estas “cinco portas” também falam da importância de submetermos os nossos cinco sentidos ao Espírito Santo. Ou seja, nós não podemos ser guiados pelo que “vemos” , nem pelo que “tocamos” ,”cheiramos” , “degustamos”, “ouvimos” e, nem tampouco, pelas nossas emoções .

- Pois todas estas portas são apenas “as portas da nossa alma caída”. Mas, como a Palavra de Deus diz: “Nós não andamos pelo que vemos, mas andamos pelas coisas que não vemos”

- Mas somos guiados, tão somente, pelo Espírito Santo de Deus ,ou seja, por aquilo que Deus afirma em sua Palavra a nosso respeito.

- O homem paralítico depois de ultrapassar “aqueles cinco pavilhões com suas cinco portas” creu mais no poder de Deus do que naquilo que seus olhos e sentidos falavam à respeito das suas pernas.Portanto, vencer a etapa da incredulidade foi crucial para a solução do seu problema.

- Foi a fé de Deus naquele homem , que o fez reagir vencendo o desanimo e a passividade fazendo com que os olhos de Jesus se voltassem para ele ( Jo 5:6).

- De fato, a fé agrada a Deus ; a fé atrai os olhos de Deus para a nossa situação, e este é o início da solução para os nossos problemas.

- Com certeza, aquele lugar estava apinhado de gente , mas o que distinguiu este homem dos outros que lá estavam, foi a sua fé. Na verdade, muitos estavam naquele lugar como espectadores ou simplesmente como “caça-benção”.

- Mas quem conseguiu a benção foi aquele paralítico , cujo coração estava cheio de fé , à ponto de obedecer a ordem de Jesus de se levantar e tomar o seu leito sem questionar a atrofia dos seus músculos, deixando a lógica em segundo plano.

- A “quarta porta do quarto pavilhão” antes de chegar ao tanque era a “PORTA DO SENTIMENTO DE ABANDONO”.

- Realmente não deve ter sido fácil para ele vencer o abandono e a rejeição. De fato, a raiz da rejeição paraliza milhares de pessoas fazendo com que ela se isola de outros e, finalmente perdendo a motivação para reagir.

- Este homem paralítico sofria visívelmente de abandono e rejeição pois, onde estava sua família ou seus amigos para ajudá-lo à entrar nas águas agitadas?

- A pessoa que o deixava no tanque, provavelmente, era paga para fazer este serviço , porque só desta forma poderíamos explicar o fato de não haver ninguém para ajudá-lo. O tanque era um lugar famoso e deveria haver serviço pago pelo transporte dos enfermos. Contudo, ele confessou este abandono à Jesus:

“Senhor não tenho ninguém que me ponha no tanque quando a água é agitada” (vers.7) . Contudo, ao confessar seu abandono ele foi curado, porque Jesus mostrou a este homem ferido que se ninguém mais no mundo se importasse com sua vida ou com o seu problema , Ele Jeová Jiré se importava.

- Portanto, confesse agora mesmo o seu abandono , a sua rejeição, o Senhor dirá a mesma coisa para você ,que Ele se importa com as suas feridas , que Ele se importa com os seus problemas .

- A “quinta porta do quinto pavilhão” foi a “PORTA DO TIRAR OS OLHOS DAS CIRCUNSTÂNCIAS”.

- Esta “porta” iniciou-se no momento em que a incredulidade foi vencida . Como já dissemos anteriormente , este homem tirou os olhos dos seus músculos atrofiados , das suas pernas finas e morta
s e simplesmente “colocou seus olhos em Jesus”.

- Amados! Colocar os olhos em Jesus significa olhar para a sua palavra , pois Jesus é o Verbo que se fez carne e, quando olhamos para a Palavra olhamos para Jesus.

- Finalmente, eu te pergunto: Onde estão fixados os seus olhos? Nas impossibilidades, nas circunstâncias e nas limitações? No seu desânimo? Ou na sua passividade?
- Não faça isso! Mas coloque, agora mesmo, seus olhos da fé em Jesus. Escute o que ele tem a dizer sobre seu problema e receba a sua benção. Pois, certamente Ele te dirá: “LEVANTA-TE, TOMA O TEU LEITO E ANDA!

- Conclusão: Se você vencer estas “cinco portas com seus cinco pavilhões de obstáculos” , o seu milagre está GARANTIDO! O seu pranto, o seu desânimo, a sua passividade, a sua incredulidade, o sentimento de abandono e o fato de você olhar para as circunstâncias será transformada em gôzo e alegria sem fim.

- Portanto, olhe com os “olhos da fé” agora mesmo para para Jesus, “pegue o seu leito paralítico” da impossibilidade e receba o seu milagre e a sua libertação na autoridade do Senhor Jesus!

- Como falamos no “Café Espiritual” da semana passada, saiba que HOJE É TEMPO DE COMEÇAR TUDO NOVO NA TUA VIDA. A TUA CURA, ENFIM, O TEU MILAGRE SERÁ SERÁ APENAS O INÍCIO DESTE NOVO COMEÇO ! COMO DIZ A BÍBLIA: “ACASO PARA DEUS EXISTE ALGUMA COISA DEMASIADAMENTE IMPOSSÍVEL?” PORTANTO, “LEVANTA E ANDE EM DIREÇÃO AO TEU MILAGRE!

Obs.) Após ler esta meditação: CLAME EM ALTA VOZ DIANTE DO SENHOR QUE VOCÊ VAI RECEBER O SEU MILAGRE, POIS ELE NÃO É DEUS PARA MENTIR! CLAME PARA ELE EM ALTA VOZ!






Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
04 de outubro de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL